sábado, 3 de janeiro de 2009

Pão de Queijo com Ervas





O pão de queijo é uma receita típica dos estados brasileiros de Minas Gerais e Goiás. A sua origem é incerta, especula-se que a receita exista desde o século XVIII; mas tornou-se efetivamente popular no Brasil a partir da década de 1950. (Fonte: Wikipédia)


Bem, seja da onde for a origem pão de queijo é uma gostosura que eu e meu filho amamos. E quem teve a brilhante idéia de inventar essa delícia que é sucesso, muito obrigada.
Essa receita eu peguei de um blog cheio de delícias, esse aqui.

Ingredientes:
- 2 1/2 xícaras de polvilho doce
- 1/2 xícara de leite
- 1/4 de xícara de óleo de canola
- 1 colher (chá) de sal
- 1 ovo
- 1 xícara de queijo meia cura ralado (coloquei mussarela)
- 1/2 xícara de queijo parmesão ralado
- 1 colher (sobremesa) de orégano
- 1 colher (sobremesa) de manjericão desidratado (não coloquei)
- manteiga para untar o tabuleiro

Coloque o polvilho em uma tigela. Em uma panela leve ao fogo, o leite, o óleo e o sal, até esquentar bem. Escalde o polvilho com essa mistura, mexendo bem com a colher de pau. Acrescente o ovo batido, os queijos e as ervas. Misture até que a massa fique firme e homogênea.
Deixe a massa descansar coberta com um pano de prato por 15 minutos (para ganhar mais firmesa). Modele os pãezinhos.
Unte um tabuleiro com manteiga e disponha os pães (deixando um espaço entre eles).
Asse em forno brando (180°C /356°F) por aproximadamente 30 minutos, ou até estarem dourados.

27 comentários:

  1. Olha, sou suspeita pra falar... (rsrs)
    Amo demais minha cidade e tenho muito orgulho disso, apesar de que Porto Alegre também é maravilhosa!
    Irei à Belém em fevereiro... Estou em contagem regressiva... (rsrs)
    Um excelente 2009 pra você!
    Que Deus ilumine seus passos e de sua família também.
    Bjão!

    ResponderExcluir
  2. me deu água na boca agora...rsss
    gostei do seu blog Luciana!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Simples e devem ser mesmo uma delicia.Ficaram um mimo beijinhos com muito carinho

    ResponderExcluir
  4. Lú o teu pãozinho ficou delicioso!Um beijo:**)

    ResponderExcluir
  5. Nadjane, que bom que irá visitar tua terra. Feliz 2009!

    J.Bosco, obrigada, pela visita. Feliz 2009!

    Isabel, obrigada, são uma delícia mesmo.

    Nuno, obrigada, feliz 2009!

    Bjos, a todos, Lú.

    ResponderExcluir
  6. OIi Lu!
    td bem?/
    valeu pela visita!!

    tem cada receita aqui hein!!
    rsrs
    bjoos

    volta??
    volte semmpre!
    fica com DEUS!!

    ResponderExcluir
  7. OIi Lu!
    td bem?/
    valeu pela visita!!

    tem cada receita aqui hein!!
    rsrs
    bjoos

    volta??
    volte semmpre!
    fica com DEUS!!

    ResponderExcluir
  8. Lu, obrigada por passar no meu blog!
    vc é sempre mto bem vinda!!

    bjoos

    volte sempre!!!
    fiq com DEUS!!

    ResponderExcluir
  9. Júlia, vou voltar sempre teu blog é muito legal. Que bom que gostou do meu.
    Feliz 2009!
    A paz de Cristo!
    Bjos, Lú.

    ResponderExcluir
  10. Luciana vc pode usar minhas charges à vontade.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  11. Obrigada pelo comentário, Lú! Um feliz ano novo pra você também!
    Eu gosto de pão de queijo, apesar de não ser meu pãozinho favorito. Vou experimentar colocar temperinhos nele, gostei da idéia!
    Um beijão

    ResponderExcluir
  12. J.Bosco, obrigada, elas são muito legais.

    Talita, obrigada pela visita. Experimenta vc vai gostar.

    Bjos, Lú.

    ResponderExcluir
  13. Esse dá um ótimo petisco em?!

    www.saboresdalica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. HUMMMMMM.Deu água na boca.beijos e uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  15. Huuummm...estes pãezinhos estão com um aspecto maravilhoso! Que delícia! :)
    Bjcas.

    ResponderExcluir
  16. Ai Lu eu como boa mineirinha não podia deixar de lado o pão de queijo, já comi esse pão de queijo em uma padaria mas nunca fiz, adorei!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Ah! Minha querida um feliz 2009!
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Lú querida deixei um desafio no meu cantinho.Beijinhos com muito carinho

    ResponderExcluir
  19. Lica, e se dá hein amiga!

    Vanessa e Piteca, obrigada.

    Nani, ah, então agora faz, cê vai gostar. Feliz 2009!

    Isabel, tô indo lá ver, obrigada.

    Bjos, a todas, Lú.

    ResponderExcluir
  20. Mana só vim hoje te dar um beijinho, estou indo para a praia com as crianças.
    Vi teu comentario no blog da Silvia.
    Ela é uma pessoa hiper especial, amizade rara. Terá um tesouro se ela for tua amiga, assim como você é um amor, uma menina de ouro!
    Beijos, TE AMO EM JESUS CRISTO.

    ResponderExcluir
  21. Amiga faço pão de queijo seeeempre, mas nunca me arrisquei em dar uma incrementada com ervas ou recheios. Na próxima vez vou separar um pouco de massa e experimentar. Acho que deve ficar bem gostoso para comer com frios.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  22. nossa, deve ser uma delicia. abraços

    ResponderExcluir
  23. Mana ontem tentei postar aqui,mas não consegui, sei lá o que aconteceu.
    Quero te contar uma coisa que ainda é SEGREDO, mas quero compartilhar contigo.
    Dá uma espiada nesse endereço, e vejas como essa tua mana esta enxerida kkk.
    Como Deus nos transforma!!!
    O endereço é esse;
    xeretandonacozinha.blogspot.com
    Apareci no msn!!
    Ah, como está aquela sua amiga?
    Beijos.

    ResponderExcluir
  24. Atreyu, pena que não dá para tirar um pãozinho do computador, né?!!rs,rs...

    Nay, coisa boa ir para praia, que saudade... Eu gostei muito do blog da Silvia, se é tua amiga é minha também.

    Lú, fica bom sim, dá uma variada no tradicional.

    Waldez, é uma delícia, obrigada pela visita.

    Nay, vou lá conferir tuas peripécias...

    Bjos, a todos, Lú.

    ResponderExcluir
  25. Mana desculpa por ontem. Minha net sumiu, mas agora tudo ok.
    ....
    Oh, hoje, ainda, eu espero, quero fazr os pães de queijo. Vou sair agora atrás do polvilho doce que nunca vi na minha vida, nem sei o que é, nem onde compra (acho que no mercado, porque na padaria não tem).
    Mas tenho UMA DÚVIDA: como é o queijo mussarela? É pedaços, ralado????
    Desculpe a ignorância, mas não sei mesmo.
    SE PUDER diz logo,os meninos estão me apertando para fazer.
    Beijos, lindos sábado para você.

    ResponderExcluir
  26. Nay, polvilho doce pode ser achado no supermercado, é usado para fazer tapioca, beiju. Queijo mussarela, você encontra em pedaços grandes ou fatias ou até mesmo ralado, é muito usado em pizzas pois derrete com mais facilidade e mais rápido que os outros queijos.
    Bjos, Lú.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pela delicadeza em deixar um recadinho ! Bjos, Lú.

Lar de Vovôs São Marcos.

No dia 09/07/2014, fomos visitar e entregar os kits para os idosos no "Lar de Vovôs São Marcos" em Canoas. Foi um momento de...