sábado, 31 de janeiro de 2009

O Pé de Figo da D.Ivone






D Ivone é minha vizinha, uma senhora muito querida. Ela tem uma figueira encostadinha no meu muro que fica carregadinha de belíssimos frutos, e ela sabe o quanto eu sou apaixonada por figo, então me disse que sempre que eu quiser posso pegá-los... bem, fiz meu doce de figo pela primeira vez, e os enlatados que me perdoem, mas assim caseiro é muito melhor.

Eu gosto de comer assim, acompanhado de um queijinho minas.


Ingredientes:


- 1 kg de figos

- 1 Kg de açúcar

- 1 1/2 litros de água

- pau de canela à gosto

- cravos à gosto


Coloque os figos em uma panela com água e deixe cozinhar até mudar a cor (fica um verde mais claro, meio apagado). Em outra panela coloque 1 1/2 litros de água com o açúcar, a canela e o cravo, deixe ferver ao lado da panela que está cozinhando os figos. Escorra os figos depois de cozidos e coloque na calda e deixe fervendo por 2 horas em fogo baixo. Depois desse tempo desligue e deixe esfriar. Depois de frio coloque em vidros já esterelizados e leve à geladeira.


27 comentários:

  1. Isso me lembra o tempo da minha infância e comecinho da adolescencia. Morávamos numa casa e tínhamos pé de banana, abacate, carambola (tu conheces?), pitanga, graviola, mamão, goiaba... Era maravilhoso! Gosto mesmo de comer a fruta!
    Ah,e ainda tem a vantagem de não pagar condomínio.
    Beijos, bom dia. Foi andar de bicicleta com a turma!

    ResponderExcluir
  2. Lú esse pratinho era para mim:)))Amo figos e queijo de Minas é demais e com os figuinhos em doce deve ser mesmo uma delicia!!!Vizinha amiga querida deixei-te um mimo no meu cantinho beijinhos com muito carinho

    ResponderExcluir
  3. Amiga se quiser pode vir aqui em casa e buscar os meus também. Já enjoei de tanto fazer e comer doce de fico, rsrs
    Só uma dúvida, você não raspa seu figo antes de cozinhar?
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Lú,

    aqui em Teresina figo é uma raridade, só encontramos em enlatados. Ter um pé assim tão pertinho é uma benção, ainda mais quando se capricha na receita do doce.

    Beijos!! Deus a abençoe.

    ResponderExcluir
  5. Lu,

    esse doce é tão simples e tão gostoso né?!
    Fiquei babando aqui amiga.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    caramba, nunca comi doce d figo
    gostaria d esperimentar, a cara é boa^^

    bjãoo
    passa la^^
    fica com Deus

    ResponderExcluir
  7. Que delicia esses figos :-)
    Eu adoro figos, penso que é a minha fruta preferida, por isso nunca sobra para fazer doce heheh
    bjinhos

    ResponderExcluir
  8. Hummm...Por acaso nunca experimentei, deve ser óptimo! Também adoro figos! :)
    Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Esse é mesmo um doce maravilhoso, que me lembra minha infância! Ficou lindo, lindo esse seu doce de figo!


    www.saboresdalica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Agora fiquei a olhar essa foto!Eu adoroooooooooo figos,mas sem queijo rsrs.

    Beijinhos e parabéns pelo blog,adorei!

    ResponderExcluir
  11. Meu vizinho do fundo tem um pé de figo. Está carregado. Imagine minha vontade!
    Mas nunca nem vi quem mora lá, então fico só olhando...

    ResponderExcluir
  12. Mana sumiu? Espero que estejas bem. Estou sentindo falta das tuas postagens.
    Não desisti de encontrar um template pra ti. Achei um outro num blog antigo da Heidi.
    Clica nesse endereço e vejas se gostas. Se não, sem problemas, continuamos procurando até você se apaixoonar por um que seja a sua carinha. Quanto as cores,sabes que podemos mudar.
    Aqui:http://blogexperimental-nayara.blogspot.com/
    Beijos, volta logo amiga.

    ResponderExcluir
  13. Tens um miminho lá no meu cantinho!:)
    Bjcas.

    ResponderExcluir
  14. Mana mais um, veja se gosta.
    http://blogpexperimentos.blogspot.com/
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. http://opensador2.blogspot.com/2009/02/selado.html

    Um abraço e continue o bom trabalho...

    ResponderExcluir
  16. Oi Luciana, vc faz isso com os figos maduros? pq outro dia tentei e eles se desmancharam, viraram quase uma geléia

    bjks

    ResponderExcluir
  17. Oi Lú:
    Adorei o post dos figos, lembrei muito de um tio gaúcho, que não está mais entre nós, mas que amo muito. Ele morava em Caçapava do Sul e sempre tinha doce de figo na casa dele e figo cristalizado. Há que saudades.....

    ResponderExcluir
  18. Amei seu blog. Tem um selinho lá no Vasos & Panelas esperando por vc.
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Tem um mimo hoje para você lá no XERETANDO NA COZINHA.
    Abraços e bom dia!

    ResponderExcluir
  20. oi lú!!! cade voce que sumiu estou sentindo sua falta, tem que aparecer, bjs edna

    ResponderExcluir
  21. OI, LÚ, MANDEI UM E-MAIL Á VC, É UM PHOTOSHOP SEU, ESPERO QUE GOSTE.

    ResponderExcluir
  22. OI, LÚ, MANDEI UM E-MAIL Á VC, É UM PHOTOSHOP SEU, ESPERO QUE GOSTE.

    ResponderExcluir
  23. OI, LÚ, MANDEI UM E-MAIL Á VC, É UM PHOTOSHOP SEU, ESPERO QUE GOSTE.

    ResponderExcluir
  24. Oi queridona! Aproveitando as férias pra visitar amigos queridos como vc! Bjão e tudo bom!

    ResponderExcluir
  25. Oi Lú, que engraçado, eu deixei um recadinho e acho que o sitema deletou.
    Gostei muito do teu blog e esse post me recordou um tio gaúcho muito querido de Caçapava do Sul, que sempre tinha doce de figo na casa dele....saudades...
    Tem um selinho pra vc lá no Vasos & Panelas, dá um pulinho lá. Bjs.

    ResponderExcluir
  26. Nay, devia ser maravilhoso... eu conheço carambola, gosto demais do suco... mas aqui em Porto Alegre nem pensar em comprar, é caro.

    Isabel, comer assim é bom demais. Vou lá procurar o mimo, estava sem computador por isso o sumiço.

    Nani, eu quero, vou correndo buscar...rs, rs, rs... eu não raspo, a minha vizinha, tinha ensinado congelar depois de cozido, aí raspar com a mão mesmo e depois colocá-lo na calda para fazer o doce, mas como eu não me incomodo com os pelinhos não fiz, na realidade eu nem sinto.

    Wilma, é verdade, é uma benção.

    Nana, simples e delicioso.

    Bjos, a todas, Lú.

    ResponderExcluir
  27. Júlia, é muito bom sim, vc tem que experimentar.

    Alcina e Piteca, eu também gosto demais de figos.

    Lica, obrigada.

    Talita, que pena que não conhece, pois com certeza iria dividir contigo, pois o pé geralmente fica carregadinho.

    Nay, como já nos falamos, já sabe que a culpa é do computador.

    Piteca, vou lá olhar.

    O Pensador, obrigada.

    Vivian, só com figos verdes.

    Ana Paula, que bom que gostou da postagem e que te fez lembrar de algo bom. Eu andei sumida pois meu computador pifou, mas agora estou de volta e vou lá te visitar e pegar meu selinho.

    Nay, vou lá pegar meu mimo.

    Edna, obrigada fiquei emocionada com seu comentário, eu estava com o computador pifado mas já voltei.

    Silmara, vou lá olhar, estava com o computador pifado. Obrigada.

    Claudinha, que bom que apareceu, estava com saudade.Vou lá te visitar.

    Bjos, a todas, Lú.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pela delicadeza em deixar um recadinho ! Bjos, Lú.

Lar de Vovôs São Marcos.

No dia 09/07/2014, fomos visitar e entregar os kits para os idosos no "Lar de Vovôs São Marcos" em Canoas. Foi um momento de...