sábado, 27 de dezembro de 2008

Bolo Formiguinha

O Maridão deu uma força segurando o pratinho para que eu fotografasse. Essa receita eu tenho a muitos anos e não lembro mais quem deu. É um bolinho bem fofinho e gostoso para o lanche da tarde.
Fiz uma cobertura de chocolate, mas sinceramente não precisa.

Ingredientes:
- 150 g de margarina
- 2 xícaras de açúcar
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 4 ovos
- 1 xícara de leite
- 100 g de chocolate granulado
- 50g de coco ralado
- 1 colher (sopa) de fermento
- 1 pitada de sal

Bater a margarina com as gemas, juntar o açúcar aos poucos, o sal dissolvido no leite e a farinha de trigo. Acrescente aos poucos o coco e o chocolate granulado. Misture o fermento e depois as claras em neve delicadamente.
Coloque em fôrma untada e enfarinhada e leve ao forno médio pré-aquecido por 30 minutos.


Cobertura:
- 2 colheres (sopa) de chocolate em pó
- 4 colheres (sopa) de açúcar
- 1 colher (sopa) manteiga
- 5 colheres (sopa) de leite


Misture tudo em uma panela e leve ao fogo até engrossar. Ainda quente despeje por cima do bolo já frio.

22 comentários:

  1. Luuuuuuuuu
    sem graça hahaha mas eu não vou te falar de onde saiu esse bolo hahaha, será o meu post do dia 29 hahahahahaha
    Vc estragou o meu formigão, mas tudo bem hahahaha
    Eu te perdoo!
    Bjs querida e um ótimo 2009 para você.

    ResponderExcluir
  2. É concerteza um bolinho super delicioso, continuação de festas felizes, e VIVA 2009

    ResponderExcluir
  3. Depois de toda a comilança da semana, estou com vontade de um bolinho... - hihi.

    ResponderExcluir
  4. Coco no bolo formigueiro? Nunca experimentei, mas como sou doidinha por coco, na próxima colocarei.
    .....
    Oh, a questão de comemorar o Natal: eu e minha família temos 8 anos no Senhor e não comemorávamos porque passávamos na casa da minha sogra e a família que são todos espiritas.
    Mas eu creio que Ó UNICO POVO DO MUNDO QUE DEVE CELEBRAR O NATAL SOMOS NÓS!!!!!!!!!!!!!!!
    Sim, porque só nós realmente sabemos o verdadeiro significado daquela criança, de Jesus Cristo. Claro, nada de papai noel, pois só temos Papai do Céu.
    Aqui em casa reunimos, oramos todos nós, lemos a Bíblia, conversamos sobre como, digamos assim, retribuir a Deus pelo sacrifício de Cristo na Cruz, por Deus ter deixado seu trono para habitar conosco.As crianças abriram a biblia, depois em dei alguns versículos, colocamos louvores no sonzinho, choramos, oramos agradecendo a ceia.
    Comemore sim, mana o Natal, mas não se esqueça que o mais importante não é a ceia, nem os presentes, nem os enfeites da decoração, isso tudo são detalhes. São ofertas para ELE. O mais importante é dizermos: Senhor, sabemos que U não nasceste nesse dia, mas separamos esse dia para comemorarmos o Teu nascimento. Essa festa é Tua,Jesus, Tu é a razão de estarmos aqui.
    Claro, tudo isso só terá real valor se COMEMORARMOS TODOS OS DIAS DO ANO O NATAL. Foi isso que eu, meu marido, Betinho e Didi terminamos falando e relembrando no final do nosso culto: ELE MORREU POR NÓS PARA QUE VIVAMOS POR ELE( 2Co 5.15)
    Comemoramos o Natal não para nós, mas para ELE, entende?
    Bjus

    ResponderExcluir
  5. Hummmm.. Q delícia...

    Quando meus filhos vierem me visitar vou fazer pra eles...

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Nana, não posso acreditar que também fez esse bolo?!! Que coisa... bem mas o teu é formigão, rs,rs,rs...

    Nani, com certeza ficou muito bom.

    Ziza, então vem cá comer um pedaço.

    Nayara, fica muito bom. Obrigada pelas explicações, com toda certeza a comemoração tem que ser para Ele, Jesus Cristo.

    Edna, faz sim eles vão gostar.

    Bjos, a todas, e um feliz Ano Novo com as bençãos do Senhor, Lú.

    ResponderExcluir
  7. O teu bolinho está lindo! Parece mesmo muito saboroso!
    Bjcas.

    ResponderExcluir
  8. Piteca, obrigada, ficou bem gostoso.
    Bjos, Feliz Ano Novo, Lú.

    ResponderExcluir
  9. Não vejo a hora para os dias voltarem ao normal, sem o corre corre do final do ano e preparar um bolinho. Este Formigueiro não tem erro, todos adoram.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Lú, é verdade não tem erro e todos gostam.
    Bjos, Lú.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Lú!
    Então você viu meus blogs, né? Pois é, comecei ambos a pouquíssimo tempo e já estou tão viciada nisso!!! Sempre gostei de fuçar o blog alheio, mas como estou num momento pós-cirúrgico meio longo, nesse tempo tomei coragem para começar os meus próprios!
    Ah, e já dei uma bela xeretada no seu e copiei uma receita de bolo de laranja (porque eu só sei fazer os de caixinha!!!) para o fim de semana - depois publico a foto dele junto com a receita (se importa se publicar no meu blog a sua receita?).
    Muito obrigada pelas visitinhas!!! Me deixou muito contente - de verdade!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Pão de Queijo, gostei demais dos teus blogs. Espero que fique logo boa de sua cirurgia. Claro que não me importo que publique, pelo contrário fico muito feliz.
    Bjos, Lú.

    ResponderExcluir
  13. Luciana,sou a mana -amiga da Nayara,vim te conhecer...que cantinho deliciosa...amei....bjus fica com Deus.

    ResponderExcluir
  14. Olá amiga,bom dia.Um bolinho sempre vai bem e este parece delicioso.

    Te desejo, neste novo ano tão especial,
    Luz para enxergar o melhor caminho...
    neste NOVO ANO que se inicia
    Possamos caminhar mais e mais juntos...
    Em busca de um mundo melhor, cheio de PAZ,
    SAUDE, COMPREENSÃO e MUITO AMOR.
    Sabedoria, para fazer as melhores escolhas...
    Inteligência, para driblar as situações difíceis...
    Força, para ultrapassar os obstáculos...
    Um dia que nasce, um primeiro passo, um longo caminho,
    Um desafio, uma oportunidade.
    Feliz Ano Novo para voce e sua família.
    bjtos Nile e Richard.

    ResponderExcluir
  15. amiga...

    to passando por aqui de novo para dizer que te deixei um mimo...

    dá uma olhada no meu blog de mimos..

    bjs

    ResponderExcluir
  16. Silvia, que bom, fico muito feliz, sempre vejo a Nay comentando de ti, que bom te conhecer. Volte sempre.

    Nile e Richard, obrigada, desejo a vocês um Ano Novo maravilhoso, repleto de bençãos.

    Édna, obrigada pela lembrança, vou lá ver.

    Bjos, a todos, Lú.

    ResponderExcluir
  17. hummmm,deu agua na boca.Passei para lhe desejar um ótimo 2009 repleto de muitas alegrias.Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  19. Lastima que no entienda más el portugues pero la foto dan ganas de comerlas.
    Espero que sean saludables para el organismo.

    ResponderExcluir
  20. Lú, muito obrigada pelo seu comentário no blog.

    Desejo que você tenha um ano repleto de alegrias, paz, saúde e prosperidade. Acima de tudo que Jesus reine em nossas vidas.

    Feliz Ano Novo!!! Ah! Com muuitas receitas deliciosas!!

    ResponderExcluir
  21. Vanessa, obrigada, um Feliz 2009 à você e sua família, tudo de bom.

    Laura, não tem o que se desculpar, fiquei muito feliz por vir aqui com tanta atenção e carinho me passar muitas informações que precisava, obrigada fico muito grata. Feliz Ano Novo!

    Crispulo, ah, mas alguma coisa sempre dá para entender. Bem as comidinhas~são saudáveis sim, a não ser que tenha alguma restrição alimentar. Feliz Ano Novo!

    Bjos, a todas, Lú.

    ResponderExcluir
  22. Wilma, tudo de bom pra ti também e Feliz 2009.
    Bjos, Lú.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pela delicadeza em deixar um recadinho ! Bjos, Lú.

Lar de Vovôs São Marcos.

No dia 09/07/2014, fomos visitar e entregar os kits para os idosos no "Lar de Vovôs São Marcos" em Canoas. Foi um momento de...