quarta-feira, 25 de abril de 2012

Petúnias.

 Essas são mais umas belezinhas que enfeitam o meu jardim. Gosto demais de flores, plantas e ervas e por isso estou sempre procurando entender um pouquinho mais sobre cada uma delas. Vou procurar sempre as quartas-feiras colocar minhas pesquisas das plantinhas que tenho por aqui.

Nome Técnico:
Petunia axillaris (Lam.)Britton Stern & Poggenb.
Nomes Populares :
Petúnia
Família :
Família Solanaceae
Origem:
 Originária do Brasil e Argentina.

Descrição:
Planta herbácea de longos ramos flexíveis, folhas opostas,ovais e pilosas.
Flores vistosas, tubulares, solitárias ao longo do caule e na ponta dos ramos, nas cores do branco ao púrpura escuro, também bicolores.
Tem um ciclo de alguns meses, conforme a região e podem ser cultivadas em qualquer tipo de clima, o ano inteiro.

 

Onde e Como Plantar

Embora a petúnia viva bem sob o sol em lugares de clima mais amenos, como no sul, a maioria das espécies de petúnia podem sofrer queimaduras se criadas a pleno sol em regiões equatoriais, a exceção para essa regra é a variação integrifólia, também conhecida como perene, que sobrevive muito bem mesmo em ambientes mais quentes. A petúnia pode ser plantada a partir de sementes, porém requer um cuidado muito grande em suas primeiras semanas, por isso aconselhamos que pessoas interessadas em pequenas criações que adquiram mudas.


Tipo de Solo

O solo ideal para essa planta é o típico tropical de florestas, altamente fértil e abundante em matéria orgânica, logo, antes do plantio prepare a terra com bastante adubo e reforce a dose a cada alguns meses. Pode-se utilizar NPK rico em fósforo também para estimular uma floração mais intensa.

Como Cuidar

O cultivo desta herbácea não é muito complicado, a planta não tem muitos problemas com as épocas mais frias do ano e é bem flexível quanto a luminosidade, apenas mantenha o solo ligeiramente úmido com irrigações diárias, mas sem encharque, e a planta crescerá bem. A parte mais complicada é que para manter a petúnia bonita por mais tempo é necessário replantá-la no final do ano, para assim remover ramos mortos e arejar a planta.


6 comentários:

  1. Oi Lu
    Saudades!Olha essas flores são as minhas preferidas, adora petúnias, tenho em casa...E o legal é fazer vasinhos com varias cores...As suas estão lindas!!Gosto de pendur-las na sacada...beijão

    ResponderExcluir
  2. Lu tuas petúnias são lindas!
    Adoro rosa, uma cor tão alegre nas flores, embeleza muito o jardim.
    Gosto muito de plantinhas tbém, tão bom mexer na terra né? Uma terapia.
    Beijos fofucha!

    ResponderExcluir
  3. Que lindas flores...
    Bjs e Boa Noite

    ResponderExcluir
  4. Mana essa é linda demais!!!!! Beijos, tenho trabalho hoje a tarde na faculdade

    ResponderExcluir
  5. Oi Lú. Eu não gostava muito de petúnias, mas elas duram muito tempo! ultimamente estou revendo meus conceitos!
    Menina, comprei um caixote de sementes. Depois vou indicar a loja no blog, bjs.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pela delicadeza em deixar um recadinho ! Bjos, Lú.

Lar de Vovôs São Marcos.

No dia 09/07/2014, fomos visitar e entregar os kits para os idosos no "Lar de Vovôs São Marcos" em Canoas. Foi um momento de...