quarta-feira, 18 de abril de 2012

Mandevila ou Dipladênia.


 Essa trepadeira linda, com flores bem vistosas, algumas até perfumadas, com cheirinho de tutti-frutti é  uma das minhas meninas preciosas do meu jardim. Apesar de ela não tolerar clima frio, ela se desenvolveu muito bem aqui, tenho duas plantadas faz quase 4 anos, infelizmente uma delas por descuido de um rapaz que veio fazer um conserto acabou quebrando, mas graças à Deus ela está se recuperando e já crescendo novos galhos.
Elas são nativas da América do Sul/ Brasil, fazem um sucesso já a muito tempo lá fora, onde é conhecida como Brazilian Jasmine.
Lembrete importante: A mandevila pertence à família Apocynaceae, conhecida pela maioria das plantas liberarem látex, essa substância é tóxica e pode causar alergia em crianças e animais se ingerida, ou em contato com a pele. Atenção ao local onde vai ser plantada!

NOME CIENTÍFICO: Mandevilla

NOME POPULAR: Mandevila, dipladênia, jalapa-do-campo, jasmim-brasileiro.

FAMÍLIA: Apocinaceae.

CICLO DE VIDA: Perene.

PORTE: Trepadeira volúvel de até 6 metros.

FLORES: Durante o ano todo, sendo que durante os meses mais frios em menor quantidade, exalam um perfume agradável.


FOLHAS: Perenes de cor verde escura, tem nervuras bem definidas.

LUMINOSIDADE: Sol pleno.

ÁGUA: Gosta de água, mas não de solo encharcado, irrigar de forma moderada.

CLIMA: Quente e úmido. Não tolera muito frio e geadas.

PODA: Pode ser feita, de preferência nos meses mais frios do ano.

CULTIVO: Solo drenável, rico em matéria orgânica. Pode ser cultivado no litoral, resiste bem a salinidade do solo.

FERTILIZAÇÃO: Para se conseguir floradas espetaculares, nos meses mais quentes, fazer adubação mensal rica em fósforo.

UTILIZAÇÃO: Vai bem em treliças e pergolados. Também pode ser cultivada em vasos grandes, deve se colocar um suporte para ela ir se enrolando e podar para controlar seu crescimento.

PROPAGAÇÃO: Por sementes e estaquia dos galhos semi-lenhosos.

7 comentários:

  1. QUE LINDA, EU NÃO CONHECIA ESTA FLOR!

    BEIJOS,
    FICA COM DEUS!

    ResponderExcluir
  2. OI LÚ!
    EU TENHO ESSA TREPADEIRA E SEMPRE ESTÁ COM FLOR!
    EU ACHO MAIS FÁCIL AFERVENTAR A BERINGELA...APENAS ALGUNS MINUTINHOS, COLOCO UM POUQUINHO DE VINAGRE NA ÁGUA.
    APRENDI COM MINHA MÃE, E COMO GOSTO DE COMER JUNTO COM A COMIDA AS VEZES CORTO EM RODELAS.

    É UMA DELICÍA NÉ?

    ABRAÇOS!

    ResponderExcluir
  3. Lu,

    Essa trepadeira é meu sonho de consumo, na casa do meu irmão tem a rosa e a marela, fica divino.
    Grandes beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Lu!

    O Rio Grande do Norte tem lugares lindos e praias de tirar o fôlego, mas Prenambuco e a Paraíba tb tem muita coisa boa para conhecer! Acho que vc terá de voltar aqui! rsrsrsrs

    Bjs

    Lu

    ResponderExcluir
  5. Você também é apaixonada por flores. Como não ser, não é verdade?
    Não sabia o nome dessa flor e tive o prazer de descobrir agora. Minha vizinha tem dela. É muito bonita.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Querida Lú!
    Como vai,minha amiga? Adorei conhecer estas tuas belas flores... Realmente são flores lindas e vistosas...Encantadoras! Lembram as "alandas",né? Porém devem ser maiores e com pétalas sobrepostas. Já ouvi falar delas como um tipo de "jasmim" perfumado... E o aroma que elas exalam deve ser maravilhoso!
    Perdoe o meu "sumiço" por aqui... Me esqueci que você já tinha retornado das férias. Espero que tenham sido dias muito agradáveis de passeios e também de descanso... Você aproveitou pra vir aqui no Rio também?
    Fique com Deus,minha amiga, e tudo de bom pra ti!!!
    Beijo grande!
    Teresa

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pela delicadeza em deixar um recadinho ! Bjos, Lú.

Lar de Vovôs São Marcos.

No dia 09/07/2014, fomos visitar e entregar os kits para os idosos no "Lar de Vovôs São Marcos" em Canoas. Foi um momento de...