sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

♡ Este Momento #27

Um ritual de Sexta-feira. Uma simples foto - sem palavras - capturando um momento da semana. Um momento simples, especial e extraordinário. Um momento que eu quero parar, saborear e recordar. Ideia original de Soule Mama.

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

♡ Kefir de Leite ♡

   
Eu já havia tomado o Kefir faz muito tempo, mas enjoei e acabei guardando os grãos congelados  e por um acidente acabei perdendo. Agora consegui novos grãos e tomo todos os dias. Sei que há muitas receitas usando o kefir, mas ainda não fiz nenhuma.
Já tenho grãos para doar para quem mora em Porto Alegre e adjacências, que possa vir pegar.
Meu contato:
pitadasdilu@gmail.com
Se você não é de Porto Alegre, com certeza em sua cidade ou próximo deve haver um doador, procure na comunidade do facebook ( https://www.facebook.com/groups/271927902942088/ )

Conhecendo mais:
O kefir é um alimento próbiótico, uma bebida refrescante produzida a partir da fermentação de leite, quando colocado em contato com os Grãos do Kefir, por um determinado período de tempo.
O kefir é originário das Montanhas do Cáucaso Sententrional, há muitos séculos. O termo kefir deriva do turco keif, que quer dizer bom sentimento.
Ao cultivar os grãos do kefir no leite, percebemos que, com o tempo, eles se multiplicam e uma parcela desses grãos deve ser removida para evitar a superpopulação e continuar proporcionando uma boa relação entre leite e grãos. Tradicionalmente, os grãos em excesso devem ser doados para amigos, parentes ou até mesmo pessoas desconhecidas, bem como podem ser comidos ou desidratados e armazenados como uma fonte alternativa.
O kefir é um produto facilmente digestível e é uma boa fonte de proteína e de cálcio. Pode, consequentemente, ser incluído com parte da dieta diária.
A purificação orgânica que promove auxilia na obtenção de um eco sistema interno perfeito para a saúde e para a longevidade. O kefir tem propriedades antitumorais, antibacterianas e antifúngicas. Essas propriedades abrangentes podem explicar a razão para o uso do kefir no numeroso relato de curas de doenças. O kefir tem sido usado no tratamento de pacientes que sofrem de doenças de deficiências imunológicas, pois aumenta a imunidade em grande escala e ainda atua como elemento desintoxicador da enorme carga de medicamentos a que o doente se vê submetido, promovendo uma absorção orgânica muito maior de sais minerais e vitaminas, principalmente a vitamina B12, ajudando nos problemas de desnutrição.
Descobriu-se que p kefir de leite induz a secreção de Interferon, que é uma glicoproteína produzida em resposta a um ataque viral, cuja função parece ser desencadeada por mecanismos de defesa das células não infectadas. Acredita-se que o Interferon é eficiente contra doenças virais e algumas formas de câncer.
O kefir tem efeito comprovado no auxílio do tratamento de:
· Distúrbios nervosos: ansiedade, insônia, síndrome de fadiga crônica; catarros bronquiais e outros problemas respiratórios; alergias; escleroses; reumatismo e L.E.R.; tumores; problemas cardio-vasculares (infarto e arteriosclerose); problemas de vesícula; disfunções hepáticas; problemas renais e icterícia; doenças do estômago: gastrite, úlceras pépticas e duodenais, regulariza a digestão; Problemas intestinais: diarréias, intestino preguiçoso ou preso, hemorróidas. O kefir previne putrefação intestinal causada por depósito nos intestinos e contribui para depuração do organismo e restaura rapidamente a micro flora intestinal, o que é ótimo para quem se submeteu a longos tratamentos com antibióticos; problemas de sangue: anemia, leucemia; Problemas de pele: dermatites, eczemas, lupus, cândida, psoríase, herpes; males do século: irradiações, exposições a monitores de vídeo, na desintoxicação de poluentes tóxicos; excesso de peso: atuando como um enzimático poderoso, acentua amplamente o anabolismo, ou seja a assimilação de nutrientes e por provocar um equilíbrio geral do organismo, provoca uma sensação agradável de saciedade, que reduz o hábito de comer por compulsão, depressão ou ansiedade. Também já está provado que as melhores dietas são aquelas em que a pessoa se alimenta várias vezes durante o dia, em pequenas quantidades. O kefir, especialmente o de leite, pode ser usado nestes pequenos "lanchinhos", substituindo outros alimentos mais calóricos, mesmo quando batido com frutas e cereais, desde que se evite o uso de açúcar ou mel. Porém, a associação simultânea de kefir com jejum não é recomendada e para os que gostam de jejuar o uso nos dias de jejum pode ser suspenso. Se alimentar só de kefir é uma atitude errada e contra indicada. 
   Composição do kefir:
O grão de Kefir é um agrupamento gelatinoso polissacarídeo que tem vários microorganismos em simbiose, e sua complexidade ainda não foi completamente decifrada pela ciência. Basicamente, o kefir contém: 8 leveduras, 2 bactérias acéticas, cerca de 16 lactobacilos, cerca de 9 streptococci/lactococci, ácido fólico, ácido pantotênico, biotina(vitamina B), cálcio, carboidratos, fósforo, gordura, lactase, magnésio, niacina (vitamina B3), potássio, proteínas, pyridoxina (vitamina B6), triptofano, vários outros aminoácidos benéficos, vitamina B12, vitamina K.
O kefir contém cerca de 37 microorganismos benéficos ao nosso organismo.
Existem indicações para o tempo de fermentação:
* 12 horas = laxante suave, sem causar cólica ou diarréia
* 24 horas = regula o funcionamento do intestino
* 36 a 40 horas = prende o intestino
Fonte:  http://kefir-tesouroprobiotico.blogspot.com.br/

domingo, 26 de janeiro de 2014

♡ Momento Livro


Terminei de ler. Ótimo, uma viagem a uma época muito distante. Um final surpreendente e que me deixou contente. Agora quero ver o filme e ler os outros livros dela. Vi e gostei muito do filme "Orgulho e Preconceito", mas não li o livro.

Sinopse de "Razão e Sensibilidade":
Este romance concentra sua narrativa nas idílicas tramas de amor e desilusão em que duas belas irmãs inglesas se envolvem - Elinor e Marianne Dashwood - quando chega a idade do casamento. À procura do amor verdadeiro, as filhas órfãs de uma família pertencente à pequena nobreza enfrentam o mundo repleto de interesses e intrigas da alta aristocracia. Marianne e Elinor representam polos opostos do universo ético de Austen - enquanto Marianne é romântica, musical e dada a rompantes de espontaneidade, Elinor é a encarnação da prudência e do decoro.

sábado, 25 de janeiro de 2014

☁ Costurinhas...

Hoje o dia amanheceu bem fresquinho, depois de uma boa chuva ontem. Quem me conhece sabe que amo o verão e sofro bastante no inverno, mas o calor tem sido tão intenso que eu estava pedindo um refresco. Não havia um cômodo da casa que se aguentava ficar... calor escaldante...

Essas costurinhas fiz para o Natal, mas ainda não tinha mostrado.


Gosto muito de costurar, mas nem sempre sobra tempo. Aliás tempo é coisa que sempre falta. Sei que para melhorar na costura é preciso praticar, procurar dicas que sempre ajudam  muito. Graças à Deus a internet é cheia delas, pessoas que disponibilizam seu tempo para passar o que sabem, bom demais isso!

Alguém disse:
"Qualquer pessoa que você conhece sabe alguma coisa que você não sabe, mas precisaria saber. Aprenda com elas."

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

♡ Este Momento #26



Um ritual de Sexta-feira. Uma simples foto - sem palavras - capturando um momento da semana. Um momento simples, especial e extraordinário. Um momento que eu quero parar, saborear e recordar. Ideia original de Soule Mama.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

❤ Mimos e comprinhas.


A Teresa que é uma amiga que conheci por aqui e que tive o imenso prazer de conhecer quando fui ao Rio de Janeiro, me enviou essas fofuras lindas. A Teresa é uma apaixonada pela natureza, ama as flores, plantas, os bichinhos e divide a beleza de seu jardim sempre com todos que a visitam. Vão lá conhecer, o blog é:  " Se essa lua fosse minha"
Cada mimo mais lindo que o outro e com muito significado pra mim. Sou uma apaixonada por livros, tenho imenso prazer em ler e esse já está me esperando, tenho certeza que será uma leitura maravilhosa.
/
Cartão postal, sachê e sabonetinho de lavanda, que amo, é uma das plantinhas que tenho um carinho todo especial em meu jardim. Fico imaginando como deve ser mágico e encantador estar no meio de um campo cheio delas, a Teresa teve essa experiência linda!

Essa é a cidade dos meu sonhos, espero um dia realizar. Ela me fascina desde a adolescência e quero muito conhecê-la. Aguardo ansiosa por essa dia e a Teresa sabe disso.


Essas foram as comprinhas que fiz pela 1ª vez no Bazar Horizonte. Sempre tenho um pouco de receio em compras pela internet, mas não me arrependi, tudo chegou direitinho e a entrega foi rápida. Tudo para o meu tricô.

Ele disse:
"Qualquer que seja a crise em tua vida, nunca destrua as flores da esperança, pois assim recolherás os frutos da fé."
                          (F.Lorenz)


segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

❊Pão de Cebola Recheado.



Quem faz pão diz que é uma verdadeira terapia, mas eu sinceramente não acho. Quando me proponho a fazer é sempre com a maior boa vontade do mundo, pois eu e o famigerado fermento biológico não nos damos muito bem, a massa sempre gruda demais, o pão não cresce... é sempre uma luta. Eu como boa brasileira, não desisto nunca, vou lá novamente com uma nova receitinha me arriscar.
Dessa vez, foi um pouco diferente, apesar de ter grudado igual e eu ter que colocar muito mais farinha do que foi pedido, o pãozinho cresceu e ficou, modesta que eu sou, excelente!
Eu fiz metade da receita, pois as boquinhas aqui são poucas.
A receita veio de uma amiga muito querida, a Andréa, do blog Quitutes da Andréa.
 Obrigada pela receitinha mara !


Ingredientes
1 1/2 xícara (chá) de leite morno 2 ovos 1/2 xícara (chá) de óleo 1 cebola média 1 colher (sopa) de açúcar 1 colher (chá) de sal 30 grs de fermento biológico fresco ou 10grs do fermento seco + ou - 600 grs de farinha de trigo ou até dar o ponto
Modo de preparo
Bater todos os ingredientes no liquidificador por 1 minuto, exceto a farinha de trigo. Despeje em uma vasilha e coloque aos poucos a farinha de trigo, vá sovando a massa, até que desgrude das mãos. Faça os pães no formato desejado, recheio de sua preferência.
 Eu usei para o recheio o mesmo que a Andréa, presunto, mussarela e requeijão cremoso.
Depois de rechear os pães deixe a massa dobrar de volume , pincele com gema e salpique queijo por cima. Asse-os em forno preaquecido 200°C até fiquem dourados.
 
Ele disse:
"A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta: o que ela quer da gente é coragem."
                         (Guimarães Rosa)

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

♡ Este Momento #25



Um ritual de Sexta-feira. Uma simples foto - sem palavras - capturando um momento da semana. Um momento simples, especial e extraordinário. Um momento que eu quero parar, saborear e recordar. Ideia original de Soule Mama.

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

☀ Trapilho.



Tinha restinhos de tiras de malha guardados, então resolvi emendá-los e fazer um tapete de trapilho em tricô. O tricô não rende muito, as tiras eram bem irregulares e como a malha ficou cheia de nózinhos  o tapete acabou ficando meio desengonçado, mas foi uma forma de aproveitar o que iria para o lixo, vamos reciclar!


Alguém disse:
"Ficar amargo é desperdiçar momentos preciosos de uma vida que já é muito curta."

Um abençoado dia pra você !
Bjos, Lú.

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

♡ Como você tem cuidado do seu corpo?



Você realmente está cuidando do seu corpo ?
Você pensa no que come ?
Quem melhor do que você para cuidar do seu corpo ?
Você tem tratado dele com amor ?
O que você tem feito por ele?
Não estou aqui falando de estética, mas sim de saúde. 
Você tem pensado nessas questões ?




 Lá em 1Coríntios 6:19-20 diz que o nosso corpo pertence a Deus, ou seja ele é a morada do Espírito Santo; e por ele ser a morada do Espírito Santo, temos de cuidar muito bem dele.


"Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?  Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus." (1 Coríntios 6: 19-20)

Uma ótima terça-feira pra você !
Bjos, Lú.






segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

❀ Risoto de Camarão.

O dia começando lindo, e eu feliz demais porque a minha Fofa voltou da praia depois de 16 dias longe, vou apertar e dar muitos beijinhos nela.Oh saudade !!
E iniciando os trabalhos da semana uma receitinha bem especial que aqui em casa todos gostam. Falou em camarão a turma daqui fica com sorriso de orelha a orelha.


Ingredientes:

• 500 g de camarões médios
• Suco de 1 limão
• 2 xícaras de arroz tipo arbório (especial para risotos)
• 1 L de caldo de  vegetais (pode ser daqueles de tablete, é mais rápido)
• salsinha e cebolinha
• 4 dentes de alho picadinhos
• ½ cebola (média) branca, bem picadinha
• 1 colher (sopa) de manteiga
• 1 copo (tipo americano) de vinho
 • Sal
• Pimenta do reino, a gosto, moída na hora
 • Azeite de oliva extra virgem


Prepare assim:
• Lave os camarões e tempere  com um pouco de sal, pimenta do reino, ervas finas, suco de limão e aproximadamente 1/3 do copo do vinho.
• Deixe os camarões marinando por uns minutos e depois e leve-os à frigideira novamente para fritar com um pouco de azeite de oliva junto com dois dentes de alho picados;
• Reserve;
• Na mesma frigideira, coloque um pouco mais de azeite, a cebola picada e os dois dentes de alho restantes;
• Quando estiverem dourados acrescente o arroz cru (que não pode ser lavado, tem que sair direto do pacote para a panela);
• Mexa para incorporar os ingredientes e fritar bem o arroz;
• Acrescente os 2/3 restantes do copo do vinho, sempre mexendo bem;
• Assim que evaporar o vinho, acrescente o caldo  de legumes, pouco a pouco, mexendo sem parar, até que todo o caldo seja incorporado e o arroz fique “al dente” (isso leva uns 20 minutos, mais ou menos);
• Antes de colocar a última porção de caldo e os camarões reservados;
• Acrescente a última porção do caldo e mexa até que todo o líquido se incorpore ao risoto;
• Apague o fogo e acrescente a manteiga;
• Mexa bem e sirva imediatamente, coloquei pimenta biquinho por cima.

Alguém disse: 
"Conhecimento sem ação é como gelo em cima de um fogão quente."

Uma segunda-feira muito abençoada pra você !
Bjos, Lú. 

domingo, 5 de janeiro de 2014

❤ Aproveite o seu dia...



Seja descansando, trabalhando, lendo, cozinhando, plantando, estudando, passeando... seja o que for, aproveite !
Um lindo e abençoado Domingo pra você !
Bjos, Lú.

sábado, 4 de janeiro de 2014

Logo de manhã...

Foto: Colorindo o meu jardim.

"Logo de manhã quero Te louvar,
Tua voz ouvir, Teu amor sentir;
Estender as mãos para Te louvar,
Derramar meu coração sobre o Teu altar.
Pois Tu sabes bem tudo quanto vai em mim.
Vou Te seguir e Te amar até ao fim!..."


O dia começou lindo, a chuva já foi e o sol já está brilhando !
Que você tenha um lindo sábado para descansar, curtir e ser feliz !
Bjos, Lú.

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

♡ Este Momento #24




Um ritual de Sexta-feira. Uma simples foto - sem palavras - capturando um momento da semana. Um momento simples, especial e extraordinário. Um momento que eu quero parar, saborear e recordar. Ideia original de Soule Mama.

 A chuva veio ontem à noite, graças à Deus sem temporal, hoje ela continua fininha, mas molhando bem todas as plantinhas e refrescando o dia.

Que seu dia seja muito bom !
Bjos, Lú.

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

♡ Bolo com recheio e cobertura de abacaxi com coco.

A chuva veio ontem à noite, mas só um pouquinho. As plantinhas e a grama agradecem. E eu também !


Esse foi o bolinho que fiz para o meu aniversário, era para ter feito um post a mais tempo, mas não deu. Eu amo a mistura do abacaxi com o coco, então encasquetei que faria. Ficou muito bom, molhadinho e não muito doce.

Ingredientes:
Massa:

02 ovos
1 e 1/2 xícara de açúcar
02 colheres (sopa) de manteiga
01 xícara de leite
02 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
01 colher (sopa) de fermento
Na batedeira, bater as gemas com o açúcar e a manteiga. Adicione o leite, farinha de trigo e o fermento, sempre batendo bem. . Reserve. Bata as claras em neve e incorpore delicadamente na massa. Faça isso com uma colher. Asse em forma untada, em forno preaquecido.

Recheio:
-1 lata de leite condensado
- 2 latas de leite
- 2 gemas
-2 colheres (sopa) de amido de milho
- essência de baunilha à gosto
Levar todos os ingredientes ao fogo até engrossar. Reservar.

 Montagem:
-1 lata de abacaxi em calda (pique o abacaxi) e reserve a calda para molhar o bolo.
-1 pacote de coco ralado.
Corte o bolo em 2 partes, molhe 1° a parte de baixo com a calda de abacaxi, coloque o creme e por cima o abacaxi picado + o coco ralado (reservando um pouco do abacaxi e do coco para enfeitar).
coloque a outra parte do bolo, molhe e cubra com o restante do creme. Enfeite como desejar.

Ele disse:
"As pessoas educadas nunca magoam as outras sem querer." (Oscar Wilde) 

Uma linda e abençoada quinta-feira pra ti !
Bjos, Lú.

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

♡ Começando o Novo Ano...

2014 começou bem fresquinho, estamos aguardando a chuva, mas ela não está querendo aparecer. Já está prometida faz dias, o tempo arma, corremos para tirar a roupa do varal... e um pinguinho aqui e outro ali... agricultores já estão preocupados... torcendo que ela venha, mas sem estragos !

O ano começa e a maioria das pessoas sempre faz sua listinha de metas para cumprir, eu não sou diferente, faço como um lembrete e sempre metas que são possíveis de  serem alcançadas, já fiz a minha e espero que dê certo.

1- Voltar a estudar inglês
parei de estudar em 2006, quando iria iniciar o nível 7, quero muito voltar, acho super importante.
 
2- Ler mais a Bíblia
eu leio todos os dias, mas quero me dedicar muito mais, um estudo bem mais profundo

3- Organizar melhor o meu tempo planejando o que farei no dia a dia
o tempo sempre parece passar zunindo e acabo terminando o meu dia sem conseguir cumprir tudo que me propus, não é ser neurótica, mas sei que preciso organizar melhor, acabo procrastinando em demasia...

4-  Me preocupar mais com a minha saúde
sempre fui muito ligada em fazer todos exames, ir ao médico regularmente, mas no ano que passou deixei a desejar... também preciso melhorar a alimentação que com certeza não está tão boa assim...

5- Fazer exercícios para minha cervical todos os dias
tenho uma fraqueza muscular na região cervical desde a adolescência, mas comecei a dar relativa importância só agora, o problema é que só  lembro disso quando vem a torcicolo... mas fazendo exercícios de alongamento todos os dias vou conseguir uma grande melhora, é preciso tão pouquinho tempo... é só lembrar !
 
6- Ler mais
2013 foi um ano de muita leitura, sem dúvida foi o ano que mais li, foram 14 livros,  uma vitória, pois sempre li muito abaixo disso. Esse ano quero mais !
 
7- Escrever cartas
amo escrever, mas com a internet, isso acabou, até entrei em um grupo que mandava cartinhas (o da Cissa), mas o grupo acabou. Quero retomar isso, é tão bom escrever e receber uma cartinha pelo correio, vou retomar isso, amigas aguardem !

Bem, é isso, 7 metas que pretendo cumprir, 7 metas possíveis e diga-se de passagem nada complicadas. 

Desejo que você também cumpra seus objetivos em 2014 e que você escolha sempre ser feliz, pois como li no meu último livro:
       
 "A felicidade é urgente. 
          A tristeza pode esperar."
              (A tristeza pode esperar- J.J. Camargo)