terça-feira, 11 de novembro de 2008

Hambúrguer de Soja.


Minha irmã sempre faz muita propaganda dos hambúrgueres de soja, e eu tinha curiosidade em experimentar. Fui no Mercado Público e comprei o tal hambúrguer para experimentar, mas achei sem gosto, não era horrível, mas muito sem graça, parecia mais um pão. Resolvi pesquisar e pegando dicas daqui e dali, fui fazer o meu hambúrguer de soja... e que gostoso ficou. Tive um pouco de dificuldade na hora de moldar, pois foi a primeira vez que usei aquele aparelhinho que molda hambúrguer. Meu filho que é meio chatinho para comer adorou... claro que eu não contei pra ele que coloquei junto cenoura... rs, rs.
Essa quantidade rendeu 8 unidades.


Ingredientes:
- 2 xícaras de proteína de soja texturizada
- 1 cenoura ralada
- 1 cebola ralada
- sal, alho e pimenta à gosto
- 2 ovos
- farinha de trigo (o bastante para dar liga)
- 3 colheres (sopa) farinha de trigo integral
- farinha de rosca para empanar

Lavar a proteína de soja em água fria e levar ao fogo para cozinhar por 3 minutos. Escorrer e espremer bem. Acrescentar a cenoura, a cebola, os temperos, os ovos e as farinhas.
Moldar os hambúrgueres, passar na farinha de rosca e fritar, de preferência numa frigideira antiaderente com pouco óleo.

12 comentários:

  1. Em casa nunca experimentei fazer, mas de todos que já comprei feitos nunca gostei de nenhum também. Todos sem sabor...
    Qualquer dia aventuro-me a fazer um, pelo menos dá para colocar os temperos como gostamos!

    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Amei com força total esse hamburguer e vou fazer aqui, depois te conto!

    www.saboresdalica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei, Lu. Soja para mim não tem mal tempo e o hamburguer com todos os seus acessórios acho que o prato que mais aceitação terá entre as crianças (é só falar que é de frango (hehe)!

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Lú, tava querendo mesmo uma receita dessa, valeu! Estou com um pacote de pvt guardado e não usei, preguicinha!
    Mas agora me animei! Bjs.

    ResponderExcluir
  5. OI Lú, adorei a receita. Já está anotada! Tenho um pacote de pvt parado. Vou usar. Valeu! Ficou delicioso, o hamburguer. Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Martuxa, é verdade a maioria das coisas que fazemos em casa fica muito melhor e mais saudável.

    Lica, que maravilha que gostou.

    Cláudia, eu comecei a me aventurar na soja a pouco tempo e estou gostando muito. Não tem jeito, para os filhos provarem temos que inventar e dizer muitas vezes que é outra coisa.

    Cris, que bom que gostou, eu achei ótima essa receita, agora em vez de fritar quero experimentar fazer assado pra ver se fica bom.

    Bjos, a todas, Lú.

    ResponderExcluir
  7. Fez muitíssimo bem não ter dito de que era o hamburguer. Não só as crianças, mas muitos de nós somos preconceituosos em termos de comida.
    Quando doava bolo de cenoura com calda de chocolate para a cantina da igreja anunciava no púlpito: temos hoje um delicioso bolo surpresa com cobertura de chocolate. Se digo que era de cenoura, a maioria faria cara feia. Tu acredita que muitos comiam, babavam e se assustavam quando díziamos que era cenoura.
    Agora voltando para os haburgueres. Tenho preconceito com soja, viro logo a cara e faço bico, mas o teu foi tão bem temperadinha, que creio deve ter ficado realmente gostoso! Bjus.

    ResponderExcluir
  8. Eu também nunca comi, tai ai fiquei curiosa agora pra experimentar!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Nayara, olha o preconceito, amiga, rs, rs, rs... Experimenta fica muito bom.

    Nani, feito em casa é muito bom!!

    Bjos, Lú.

    ResponderExcluir
  10. Luciana é a Pri lá do Delicias by Priscila. Obrigada pela visita. Já que você citou que voce também assou o Broa Cremosa, estou recebendo e-mails pedindo para ensinar como se faz nascer o Creminho no Meio. Eu não sei como se faz. Já que você sabe, por gentileza, poderia assar logo que fosse possivel, postar no seu blogue com foto, contando para nós todas, o que faz fazer ele nascer no meio? Estou linkando você no meu blogue, agora vou te visitar sempre, na torcida de descobrir pela sua mão o Segredinho,que para mim e outras é um Segredão! Com a sua dica será o 4.o miolo diferente para o mesmo bolo Broa Cremosa. Agora é dose, para conseguir fazer um post legal, o proximo bolo cremoso de fubá que eu assar, eu vou ter repetir ele logo, para conseguir tirar foto de 4 miolos diferentes. Claro que será um prazer, afinal o povo por aqui, come uma fornada inteira vapt-vupt. Obrigadão antecipado. Beijos de Minas Gerais, ai direto na ponta do Brasil. Priscila

    ResponderExcluir
  11. Olá Luciana!
    Adorei a receita, aqui em casa uso muito a soja no meu dia a dia.sempre faço iogurte de soja caseiro e fica ótimo.Sua receita já esta copiada e assim que der vou fazer.
    Um grande abraço e uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  12. Acho que não devia ter entrado no seu Blog,qts DELÍCIAS!!!kkkkk,Ai meu Deus!!!esse hamb. eu vou fazer,não como carne vermelha e ele veio na hr certa!
    Estou "te seguindo" tb tenho um Blog,aparece lá e se gostar e quiser me seguir EBA!!
    Temos algo em comum...1 único Deus! e que Ele te abençõe muuito.
    Bjos LÔ http://maisquelembranca.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pela delicadeza em deixar um recadinho ! Bjos, Lú.

Lar de Vovôs São Marcos.

No dia 09/07/2014, fomos visitar e entregar os kits para os idosos no "Lar de Vovôs São Marcos" em Canoas. Foi um momento de...