segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Bolo de Chocolate com Aveia.


Toda sexta-feira é a mesma coisa, fico esperando chegar o jornal para pegar o ZH Gastronomia e sempre vem algo de interessante, receitas, dicas... é bem legal.
Essa receitinha eu amei só de ler. Um bolinho gostoso, úmido, enriquecido com aveia que recebe uma calda amanteigada também de chocolate. E concordo plenamente: é uma tentação para os chocólatras.

Ingredientes:
- 1 1/2 xícara de leite
-1 xícara de óleo
- 3 ovos
- 2 xícaras de açúcar
- 1 xícara de chocolate em pó
- 1 1/2 xícara de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de fermento
- 1 1/2 xícara de aveia em flocos finos

Cobertura:
- 1 xícara de chocolate em pó
- 1/2 xícara de açúcar
- 1/2 xícara de leite
Em um liquidificador, bata o leite, o óleo, os ovos, o açúcar e o chocolate em pó.
Despeje em uma tigela e misture a farinha, o fermento e a aveia. Coloque em uma fôrma retangular (23 cm x 32 cm) untada e polvilhada.
Asse em forno pré-aquecido, a 200graus, por cerca de 40 minutos.
Para a cobertura: em uma panela, misture todos os ingredientes e leve ao fogo baixo, deixando ferver por cerca de 2 minutos ou até engrossar. Desligue o fogo e, com o auxílio de um garfo, bata a cobertura.
Despeje sobre o bolo ainda quente.

19 comentários:

  1. Oi, dá uma passadinha lá no meu blog depois,
    hoje tem uma deliciosa receita de chocolate

    mundodosalimentos.blogspot.com

    Sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Guria, teu bolo deu água na boca!
    :)

    ResponderExcluir
  3. Hummmm!!!! mas deve ser uma pequena delicia:)))Que MARAVILHA Adorei,Linda....

    Bjinhos

    ResponderExcluir
  4. Oi Luciana. Eu li o seu blogue inteiro antes, mas realmente tinha me passado desapercebido que o Creminho era no meio. Justamente a receita que eu procurava. Agora eu vou assar, fotografar postar no meu blogue, registrar os seus merecidos créditos. Eu te aviso quando eu for registrar. Porque já tem pedidos de monte na caixa dos meus e-mail, perguntando se eu sei fazer o Bolo de Fubá Cremoso que nasce com Creminho no meio. Obrigadão! O Tempero Verde Mineiro mais popular é com sal. Minhas ex-vizinhas de Sete Lagoas, preparavam 1 kg de sal para 1 bandeja de dentes de alho (umas pesam 250 g outras 300 g), 1 cebola e 1 maço de cheiro verde). Esse você guarda fora da geladeira, no armario sem problema nenhum. O sal conserva mesmo. Eu tenho preparo esta versão menos sal, só com 500 g. Nasce uma pasta mais umida. Dependendo do dia, fica até molhada. Eu prefiro assim, com uma maior concentração de sabor. Foi num restaurante por kilo de Sete Lagoas, que a cozinheira de lá me ensinou a fazer sem sal e conservar na geladeira. Para faciliar o trabalho do dia-a-dia da gente. Se na sua mão ele demorar para acabar (aqui em casa dura só 3 semanas, a versão da geladeira), você ppingue um microfiozinho de óleo na superficie, antes de rosquear o vidro e guardar na geladeira. Faça isso, medida que nivel desce, assim não cria ambiente para estragar, aquele micro fiozinho de oleo em cima protege pra valer. Sabe aquele seu bolo de Fubá de Amendoim é praticamente o mesmo que assei do Chef Daniel Bork lá do Receita Minuto, só que preparado com Paçoquinha de Rolha. Aquele seu Bolo de Fubá com Laranja, é a receita da Palmirinha lá do Tv Culinaria (Tv Gazeta). Você vai cair de costas, tem uma lista enorme de Bolos de Fubá da Palmirinha com títulos diferentes. Todos com fotos diferentes, principalmente coberturas ou fornadas de fôrmas diferentes. Lendo todas as receitas, são todas da mesma base: Bolo de Fubá com Suco de Laranja, que foi molhadão, foi recheado, ou foi coberto com alguma coisa gostosa diferente. Da uma cheretada por lá, que você vai até rir... Um beijão de Minas ai para vc em Porto Alegre. Pri

    ResponderExcluir
  5. E voc~e nem é chocolatra né amiga?! rsrsrs
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Bolo de Chocolate quem não gosta, é fazer e acabar rapidinho, assim úmido e bem escurinho então, não sobra nada.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Alimentos, já fui fazer uma visita e achei bem legal a iniciativa de vocês.

    Talula e Janeca, obrigada.

    Pri, vou ficar aguardando a postagem. Obrigada por me esclarecer as dúvidas, e com certeza vou passar lá no site da Palmirinha.

    Nani, é verdade eu adoro um chocolate.

    Lú, bolo de chocolate acaba rapidinho mesmo.

    Bjos, a todas, Lú.

    ResponderExcluir
  8. Que maravilha, bolo de chocolate enriquecido com aveia, ótima pedida para a lancheira do Rapha. Adorei!

    www.saboresdalica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Lu que delícia de bolo. Deve ter ficado super fofinho, vi que você colocou aveia e achei muito legal. Eu já estava com vontade fazer um bolo de chocolate, vou aproveitar e fazer a sua receita. Passa lá no blog amanhã e confira.
    Beijos e tudo de bom pra ti.

    ResponderExcluir
  10. Lu passa lá no blog, fiz o bolo de chocolate igual ao seu.Ficou divino, os meninos nem espararam esfriar e cairam dentro.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  11. Tua orelha queimou? kkk, a culpa foi minha kkk. Passa lá no blog e espia. Beijos mil, bye.

    ResponderExcluir
  12. Luciana é a Pri (aqui de Minas Gerais). Assei o seu Bolo de Fubá Molhadinho que nasce com o Creminho no meio. Ai que que assei e não nasceu creminho no meio. Assim 100% liquidificador, no refratario marinex transparenten.o 2 de 2 litros internos com 3 cm de altura. Estou chegando a conclusão que o Creminho nasce no meio de assar numa fôrma n.o 3, para ele nascer mais baixinho como está na sua foto. O meu ficou com 2,7 cm de altura. Ficou delicioso. O meu filho e marido comeram tudo, quase não experimentei. Me conta com que fôrma você assou? Que agora eu tenho a missão de tenta-lo de novo. O tal Creminho no Meio virou questão de honra... O bombocado, o creminho nasceu sem interferencia do Parmesão, 3 colheres de sopa são 30 g só. Sabe o que me lembrou aquele mesmo bombocado que nasce da antiga receita do Açúcar União: O Bombocado 1.o Lugar (receitinha que o Brasil toda viu na antiga embalagem de papel deles). Tirando a minha incopetencia de fazer nascer com o Creminho no Meio, seu Bolo é uma delicia! Aprovado. Só me fala agora qual é a fôrma tá. Antecipadamente um obrigadão, com beijo de Pão de Queijo. Priscila

    ResponderExcluir
  13. Lica, obrigada.

    Bete, fiquei super feliz que gostou, fez e já postou.

    Nayara, você é uma linda, obrigada pelos elogios. Teu blog é uma benção.

    Pri, eu fiquei encucada com isso, semana que vem vou fazer novamente, pra ver se tiro uma foto melhor. Eu faço em uma fôrma redonda de 30 cm de diâmetro e 4 cm de altura.
    Bjos, Lú.

    ResponderExcluir
  14. Se bolo de chocolate já é bom, com flocos de aveia então deve ficar uma perdição...

    beijinhos

    ResponderExcluir
  15. hummm, delícia! Anotadíssima!!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  16. Eu acabei de fazer e ficou muito bom. Postei no meu blog com os merecidos créditos.
    Obrigada por compartilhar e abraços!

    Lucila

    http://lucilalis.multiply.com/recipes/item/192/Bolo_de_Aveia_e_Chocolate

    ResponderExcluir
  17. Receita excelente! Modifiquei a farinha por farinha integral e na calda coloquei um pouquinho de café soluvel, noz moscada (bem pouquinho mesmo só para intrigar quem comer!) e uma pitada de canela!
    Ficou excelente, muito macio mesmo!!!
    Valeu pela receita!

    ResponderExcluir
  18. Oi Lú,
    Acabei de fazer seu bolo e não esperei esfriar pra dar uma provadinha, rsrs Menina... que maravilha! Ele fica fofinho e crocante. Meu esposo e filhos amaram. Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  19. Luciana esse bolo de chocolate ficou maravilhoso,parabéns.Bjos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pela delicadeza em deixar um recadinho ! Bjos, Lú.

Lar de Vovôs São Marcos.

No dia 09/07/2014, fomos visitar e entregar os kits para os idosos no "Lar de Vovôs São Marcos" em Canoas. Foi um momento de...