segunda-feira, 12 de maio de 2008

Bolo de Amendoim


Amendoim é um ingrediente que sempre me faz suspirar, gosto dele puro e em comidinhas doces e salgadas. Esse bolinho ficou muito saboroso e me surpreendeu pela leveza e fofurice, a mistura das farinhas ficou uma maravilha. Me inspirei numa receita do ZH gastronomia que leva pasta de amendoim, mas como eu só tinha farinha de amendoim, foi com ela que fiz. A outra alteração foi diminuir o fúba e colocar farinha de trigo. Vou postar a receita original e as alterações que fiz ao lado.


Ingredientes :

- 3 gemas

- 2 xícaras de açúcar
- 100g de margarina

- 1 xícara de leite

- 2 1/2 xícaras de fubá ( coloquei 2 xícaras de fubá + 1/2 de farinha de trigo)

- 1/2 xícara de maisena

- 1 colher (sopa) de fermento em pó

- 1 xícara de pasta de amendoim (coloquei 1 xícara de farinha de amendoim)

- 3 claras em neve


Bata as gemas com o açúcar e a margarina até formar uma mistura cremosa. Misture as farinhas (fubá, maisena e farinha de trigo) em uma vasilha à parte. Junte o leite alternando com a mistura das farinhas. Adicione a pasta de amendoim ou a farinha de amendoim e misture. Coloque o fermento e misture suavemente. Incorpore as claras em neve, delicadamente. Coloque em uma fôrma de buraco no meio, untada e enfarinhada, leve ao forno pré-aquecido, em temperatura média.

Fonte: ZH Gastronomia.

13 comentários:

  1. Minhas muitas receitas de bolos, não canso de experimentá-las.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Que bolinhos lindos e apetitosos saem dessa cozinha!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Um bolo diferente que parece ter ficado bem fofo e delicioso! :)

    ResponderExcluir
  4. Muito original este bolo.
    Imagino que deve ser uma delicia mesmo.

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. farinha de amendoim nunca vi por cá... só a manteiga de amendoim
    é o mesmo que a pasta de amendoim que falas na receita?

    ResponderExcluir
  6. Ah Lu, que delícia de bolo... fiquei com água na boca, também adoro receitas com amendoim!

    ResponderExcluir
  7. Vai fubá?! Já estou anotando.
    Costumo fazer bolo de amendoim no estilo pão de ló.
    bjo,
    Nina.

    ResponderExcluir
  8. me chamou a atenção!
    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  9. Lú, eu também tenho um montão, é tão bom experimentar...

    Filipa, obrigada.

    Martuxa, fica bem fofinho, chega esfarelar na hora de cortar... eu adoro quando fica assim.

    Marizé, obrigada, eu acho uma delícia, é a segunda vez que faço.

    Risonha, pode usar a pasta de amendoim, mas a farinha de amendoim vendida aqui é o amendoim sem pele bem triturado, vou postar uma foto da embalagem em uma próxima postagem.

    Cris, obrigada, amendoim é uma delícia...

    Nina, vai sim, foi um dos motivos que me deixaram muito curiosa em fazer esse bolo... não me arrependi. Esse teu bolinho também deve ficar bom, quero a receita.

    Laurinha, que bom...

    Bjos, a todas, Lú.

    ResponderExcluir
  10. Que delícia...é um bolo que amo preparar.
    Lú quanto aos guardanapos de tecido usamos chita e tecidos leves...que secam rapidinho....o algodão é legal.
    Bjcas.

    ResponderExcluir
  11. Luciana,

    deve ter ficado divino!!
    Amo bolo hehehe
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. amiga..êsse bolo deve ter ficado bom..e..diferente..numca fiz bolo com amendoim...otima ideia...

    ResponderExcluir
  13. esta receita nunca vi...adorei..achei bem diferente...fubá e amendoim...hummm...vou ter que experimentar!!!bjs

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pela delicadeza em deixar um recadinho ! Bjos, Lú.

Lar de Vovôs São Marcos.

No dia 09/07/2014, fomos visitar e entregar os kits para os idosos no "Lar de Vovôs São Marcos" em Canoas. Foi um momento de...