quarta-feira, 2 de maio de 2012

Violetas.

 Essas enfeitam a parte de dentro da casa. Eu não sabia cuidar de violetas, elas sempre acabavam morrendo e nunca davam flores novamente, mas agora pela 1ª vez elas floresceram, eu fiquei muito feliz, pois pra mim é um sinal que estou cuidando direitinho delas.

Características:

 Originária da Tanzânia, enfeitam colorindo, graças as cercas de seis mil espécies já catalogadas.
 Planta de folhas verde escuras carnudas e levemente arredondas, a violeta africana, graças ao seu fácil cultivo dentro de casa, é uma planta muito procurada para quem deseja fazer uma decoração simples, porém bonita.
É uma planta de baixo custo e que graças a presença de raízes pequenas pode ser mantida dentro de vasos baixos e simples, necessitando apenas que a boca deles seja larga suficiente para que as folhas e flores tenham espaço para crescerem.

Embora seja uma planta de fácil trato, existem alguns passos para garantir que ela cresça e floresça saudável:
  • Evite sol direto no período das 11 as 14 horas para que não queime as flores, porém é necessário à violeta uma boa luminosidade para que ela possa florescer, por isso aconselha-se que você posicione seu vaso de violetas em um lugar que pegue algumas horas do sol matinal.
  • Coloque água sempre que o solo estiver seco, nunca encharque para não auxiliar a proliferação de fungos, porém não deixe a planta ressecar.
  • Assim como na maioria das plantas ornamentais que dão muitas flores, é necessário que o solo possua fosforo (phosphorus) suficiente, logo não esqueça de adicionar um pouco de fertilizante com esse nutriente se você for transferir a planta para um vaso diferente do qual ela foi comprada. Lembre-se também de adicionar húmus e componentes que ajudem a saída do excesso d’água, como areia.
  • Remova sempre galhos mortos e limpe a planta sempre que perceber a presença de pragas. Violetas são muito acometidas por um inseto branco chamado Dactylopius coccus, ou cochonilha, limpar a planta frequentemente removendo esse inseto geralmente é o suficiente para livra-la da praga, por vezes pode ser necessário lavar a planta com chá de alamanda ou conseguir algumas joaninhas (predadores da cochonilha) para fazerem a limpeza.
  • Apesar de sempre serem vendidas em vasinhos de plástico, o melhor mesmo é o vaso de barro. Eles absorvem o excesso de umidade e deixam  que as raízes  respirem adequadamente.

5 comentários:

  1. QUE LINDAS EU ADORO VIOLETAS BEIJOS

    ResponderExcluir
  2. Linda sua violeta, eu nunca sei cuidar, vou la compro e logo morre.
    Vou seguir seus conselhos.
    Bjs e Boa Noite

    ResponderExcluir
  3. QUE LINDAS!
    AS MINHAS SEMPRE MORREM NÃO DURAM NENHUM MÊS.

    BEIJINHOS, FICA COM DEUS!

    ResponderExcluir
  4. Olá
    vim conhecer gostei
    Estou seguindo
    Lindas suas violetas
    Pinturas da lu
    De uma passadinha
    Vou amar sua vst
    bj

    ResponderExcluir
  5. Tem um substrato especial para violetas, vc já viu? Bjs.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pela delicadeza em deixar um recadinho ! Bjos, Lú.

Lar de Vovôs São Marcos.

No dia 09/07/2014, fomos visitar e entregar os kits para os idosos no "Lar de Vovôs São Marcos" em Canoas. Foi um momento de...