O aipim (macaxeira, mandioca) é muito versátil assim como a batata. Aqui em casa preparações com um ou outro deixam meus amores bem satisfeitos.
Ingredientes:
- 1/2 kg de aipim
- 1 copo de requeijão
- 1/2 xícara de leite
- sal
Cozinhar bem o aipim, fazer um purê. Aquecer o copo de requeijão com o leite e acrescentar ao purê, temperar com sal. Reserve.
Recheio:
- 500g de carne moída
- cebola picadinha
- tomate picado
- 2 colheres (sopa) de extrato de tomate
- sal e pimenta a gosto
- óleo
Faça um refogado com a carne moída e os demais ingredientes. Unte uma fôrma com óleo e farinha de rosca. Coloque metade da massa, o recheio por cima e o restante da massa, polvilhe queijo ralado e leve ao forno médio, pré-aquecido por 30 minutos.
Parece muito gostosa!!! Eu adoro Aipim (mandioca pra mim). É como se fosse um escondidinho, não? Beijos.
ResponderExcluirHummmmmmmmmm... que aspecto! :p
ResponderExcluirBeijinhos*
Lu, já sei que essa torta é boa demais!!! Minha mãe faz purê de mandioca com carne moída no molho de tomate..e no outro dia qd ela vai esquentar o "resto de ontem" ela espalha colheradas de requeijão e assa mais um pouco. Bem parecido com esse seu..e fica ótimo! Melhor que o purê de batatas, né?
ResponderExcluirBeijão!
Ai Lú!!!!Tudo de bom essa torta!!!
ResponderExcluirAmo aipim!!!!!!!!!!
Obrigada por mais uma receita maravilhosa!
Fique com Deus!
Bjos
Lu, que prato maravilhoso. Tudo com macaxeira é delicioso: bobó de camarão, escondidinho, ela cozinhada, assada, frita, no bolo, super versátil e deliciosa.
ResponderExcluirAmei seu prato, mais uma ótima sugestão.
Bj!
Pelo aspecto e ingredientes parece ser óptimo Lu..
ResponderExcluirBeiijnho doces e bom fim de semana *.*
Cla, sim é bem parecido mesmo.
ResponderExcluirSoraia, obrigada.
Dani, muito melhor, concordo contigo.
Fabiana Appel, obrigada, eu também amo aipim mais que batata.
Fabi, é verdade, tudo que leva aipim fica uma maravilha.
Marlene, pode confiar fica ótima.
Bjos, a todas, Lú.
Lu que torta linda.
ResponderExcluirAdorei.
Beijos
Luciana serva do DEUS ALTÍSSIMO. Minha esposa Léia, muito prendada na cozinha, fez conserva de batatinhas, hhhhuuuuuummmmm ficou tão bom que...adivinha? ACABOU em três dias ! E olha que o pote é enorme. Como estou com um tempinho sobrando, e ela esta no trabalho, pesquisei no GOOGLE sobre como fazer as batatinhas, ai encontrei o seu blog ( maravilhoso) e na sua postagem de 19 de maio de 2008 SOBRE CEBOLINHAS EM CONSERVAS....arrá...além das batatinhas já estou pondo as cebolinhas tudo junto, seguindo a sua receita. O mais dificil é ter que esperar alguns dias para saborea-las..mas o sacrificio valerá a pena. FICA COM DEUS MINHA IRMÃ !
ResponderExcluirEu já fiz essa receita com carne seca, com carne moída deve ser bem saborosa mesmo! Vou experimentar!
ResponderExcluirBjs
Lú, Felipe está ótimo! Quase 5kg já.. com 1 mês e 1 semana.. reclama um pouquinho de cólica, mas no geral dorme muito bem..principalmente a noite. Chorava sempre pra tomar banho, se agarrava em mim com medo de cair na banheira. Hoje pela primeira vez ficou caladinho.. acho q já vai começar a gostar da água. hehe =) Enfim, to só babando e aproveitando minha licença maternidade enquanto posso. :D
ResponderExcluirBeijo!!!
Amiga do coração, mana na fé desculpe-me por andar tão sumida.
ResponderExcluirConheço uma receita parecida com essa, é o escondidinho. Creia, com carne seca fica um espetáculo!!!!
Fiz a tua torta tentação. Lú que recheio delicioso! Adriana e que ficamos com vontade de comer s[o o creme.
Oh, estou pensando em fazer um bolo rosa (de gelatina de morango) e rechear com aquele creme). Vou fazer essa experiência e depois te digo!
Beijos mil no seu coração!
Fla, obrigada.
ResponderExcluirPastor Afonso, obrigada pela visita, fico feliz que tenha gostado da receita. Nunca fiz conserva de batatinhas, mas vou experimentar deve ficar muito bom.
Tati, ainda não experimentei com carne seca, mas deve ficar tudo de bom, aqui em casa os amores não gostam de carne seca, vou ter que fazer só para mim.
Dani, nossa como ele tá grandão... que bom saber notícias dele, tá devendo uma fotinho, hein?! Aproveita mesmo, passa tão rápido.
Nay, estou com saudades, não tenho conseguido comentar em teus blogs, não sei o que está acontecendo, pois só acontece com o teu. Que bom que gostou da torta, é mesmo muito boa. Depois me conta se deu certo a experiência.
Bjos, a todas, Lú.
Oi amiga!! Quanto tempo né?! Que saudades de você!
ResponderExcluirComo vão as coisas?
Olha já anotei essa receitinha sua pra eu fazer viu?! É muito boa!
Beijoss
Nani, que saudade mesmo, que bom que apareceu. Tudo bem por aqui.
ResponderExcluirNão some mais não, hein?!
Bjos, Lú.
Lú!! Demorei mas apareci!
ResponderExcluirAqui em casa também somos fã de macaxeira. Ela assadinha na manteiga, hum!!E uma delicía!
Agora, nunca acerto na combinação de macaxeira com massas. Preciso, treinar muito...e lá se vão outros tantos de ingredientes...Prefiro mesmo, comprar pronto quando o assunto é: Macaxeira e massas. Isso é coisa para mestres na cozinha, como você.
Grande, abraço, Luciana! qua Deus a abençoe, com toda sua família.
Wilma Rejane, obrigada pela palavras, mas estou bem longe de ser mestre na cozinha. Estava com saudade.
ResponderExcluirBjos, Lú.
Boa tarde Luciana
ResponderExcluirmuito parzer em conhecer o seu espaço e o seu cantinho, muito agradável à vista e decerto que também aos sabores.
Obrigada pelo comentário àcerca do meu blog o qual neste momento está algo empobrecido de postagens pois há que dar andamento a outras prioridades mas, sou fascinada pelos blogs, só que não me é possível de momento, viajar neles como gostaria. A minha vida e projectos tiveram uma viragem de 360º no espaço de um ano e estou a tentar adaptar-me a novas situações que decorrem agora.
Dei uma espreitadela nos seus dois blogs e vejo que têm muita qualidade, começando por este com muitas e boas receitas. Gostei especialmente de ver determinadas receitas com novas opções, pelo menos par mim, fugindo um pouco da rotina do tradicional, embora reconheça que vocês no Brasil têm tempêros e nomes que não é fácil descobrir mas que com um pouco de jeito e paciência será possível uma aproximação às suas sugestões. Gostei de tudo e especialmente das quiches!!!
Espero voltar com mais tempo e aproveitar algumas das suas ideias.
Tenha um bom fim de semana.
Isabel Tiago
Isabel, muito obrigada pela visita ao meu cantinho, teu blog é maravilhoso, voltarei sempre, muito obrigada pelas palavras.
ResponderExcluirBjos, Lú.