terça-feira, 6 de setembro de 2016

Molho de Tomate Pedaçudo.

 Aqui em casa deixei de comprar molhos e extrato de tomate, faço o meu caseiro. Estava fazendo sempre passando os tomates pelo liquidificador, mas depois de ver um vídeo da Paola Carosella, resolvi fazer ele pedaçudo, e ficou muito bom ! O sabor do molho caseiro é sem dúvida muito melhor do que os comprados prontos, vale super a pena uns 20 minutos para preparar o seu molho.


Ingredientes:
-2 kg de tomates
- 6 dentes de alho
-1 cebola grande picada
-8 colheres (sopa) de azeite de oliva
-tomilho fresco ou seco
-orégano fresco ou seco
-pimenta do reino
-manjericão fresco ou seco

Eu tiro a pele dos tomates, mas se quiser fazer com a pele fica à gosto. Para tirar a pele, faço um corte na parte debaixo dos tomates (não é profundo é só na pele mesmo), coloco numa vasilha e jogo água fervendo até cobri-los, deixo uns 5 minutos, e no corte que você fez puxe, você vai ver que sai facilmente.
Pique os tomates do tamanho que achar melhor. Aqueça uma panela alta, coloque o azeite, a cebola em fogo baixo, coloque 1 colher de café de sal (o sal ajuda a cebola a liberar água, então ela não vai só fritar, mas cozinhar também). Se você for usar ervas frescas como tomilho, orégano e louro, coloque agora, mexa, e depois acrescente o alho (que pode estar picadinho, esmagado, ou em pedaços maiores), deixe uns 2 minutos e coloque os tomates, mexa bem e aumente o fogo, deixando a panela tampada até ferver, depois que ferver abaixe um pouco o fogo, nesse momento gosto de vir com um amassador e dar uma leve amassada nesses tomates. Deixo cozinhando mais um pouco e no fim quando desligar o fogo acrescente um punhado de manjericão fresco, mas se só tiver o seco acrescente durante o cozimento. Não coloco mais sal, pois como congelo, prefiro colocar quando for usar.
Na geladeira ele dura de 3 a 4 dias, no congelador 3 meses. Eu coloco em vidros esterilizados com água fervente (deixe uma boa sobra entre o molho e a tampa para que possa expandir e não arrebente o vidro).

2 comentários:

  1. Adoro esse molho assim pedaçudo! Ótima tua receita! Vale a pena! Sabemos o que comemos então! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Lu. copiei e vou fazer.
    Fica mais saudável.
    bjsss e belo feriado!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pela delicadeza em deixar um recadinho ! Bjos, Lú.