quarta-feira, 20 de junho de 2012

Flor de Maio.


Maio se foi, mas elas continuam lindas, alegrando minha casa, alegrando meu jardim e trazendo uma imensa alegria aos sebinhos e beija-flores.

  • Nome Científico: Schlumbergera truncata
  • Nome Popular: Flor-de-maio, cacto-de-natal, cacto-da-páscoa, flor-de-seda
  • Família: Cactaceae
  • Divisão: Angiospermae
  • Origem: Brasil
  • Ciclo de Vida: Perene

Também conhecidas como flores-de-seda e podendo chegar a 60 centímetros de altura, as Flores-de-Maio, cactáceas originárias do Brasil, florescem entre o outono e o inverno nas cores rosa, vermelha, branca ou amarelada, com uma fantástica beleza ornamental em seus tons dégradé.
Embora seu nome indique o mês de maio, sua floração se inicia em abril, podendo se estender até julho, mas é realmente no mês de maio que ela se encontra no ápice de seu esplendor, tendo, inclusive, se tornado o presente mais apreciado para o Dia das Mães nas floriculturas brasileiras.
Plenamente difundida pelo mundo, essa planta é sensível à temperatura e a intensidade luminosa, gosta de clima quente e úmido, mas à sombra ou meia-sombra. No hemisfério norte, floresce próximo ao mês de dezembro. Seu cultivo em vasos requer alguns cuidados, e não se adapta, tampouco, a ambientes com sol direto, mas não é uma planta de difícil trato.
Enquanto possui flores, a terra deve receber adubos e regas semanais, ou duas vezes por semana, e depois, quando termina sua floração, as Flores-de-Maio entram em um período de dormência, durante o qual precisam ser regadas apenas a cada dez dias e mantidas em terra simples, sem adição de adubos, mas nessa época precisam de muita luminosidade, ao contrário do período de sua floração, devendo, portanto, ser mantidas no interior da casa apenas quando houver flores.
Na natureza, exige pouco com relação à qualidade do terreno, pois não se instala direto na terra, e sim, procura troncos e pedaços de madeira para se agarrar.



Obs:Evite a rega excessiva, que pode gerar a podridão das raízes. Regue novamente somente quando a terra já estiver seca, aumentando um pouco as regas no período do outono, o que ajuda na floração.

11 comentários:

  1. São lindas,gosto muito das minhas!beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Lu, linda!!!! Eu também postei a minha florindo. Encantador, não é mesmo?

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  3. Que lindas! Adoro essa flor, me traz a lembrança da casa da minha avó que ficava repleta dessas flores nessa época do ano!
    Mel

    ResponderExcluir
  4. LÚ QUERIDA SAUDADES DE VC, E DESTE CANTINHO!
    QUE FLORES LINDAS!

    BEIJINHOS, FICA COM DEUS!

    ResponderExcluir
  5. Estou encantada com essa flor, já vi muita flor de maio e esta não conhecia. Grata pela informação, foi de grande utilidade
    Cut beijos

    ResponderExcluir
  6. Ai que lindas...
    Adoro flores na minha casa!
    Sempre as tenho por perto.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Acho lindas ...tenho todas as cores!
    boa sorte no sorteio Lú! bom dia!
    bjssss

    ResponderExcluir
  8. Oi Lú,
    Linda mesmo a flor de maio!
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Essa é uma das flores que eu não gostava, mas comecei a comprar para agradar a minha mãe e me acostumei com ela. Quer saber de outra? Zínia. Apaixonei! Já estou quase gostando de antúrios, aí vai ser o cúmulo!!!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  10. OI Lu!!!!!!!!!!!!!
    Legal saber sobre as plantas e flores, principlamente sua maneira de cuidar. Eu mesma tenho muitas duvidas dependendo da planta.
    bjssssssssssssssss
    Obrigado pela visita lá no meu blog e estou ti seguindo tá!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Lu, adoro teus posts falando sobre as flores do teu jardim. A flor de maio fica muito linda mesmo nesta época. Não tinha visto ainda ela aberta, apenas com os botôezinhos rosa.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pela delicadeza em deixar um recadinho ! Bjos, Lú.

Lar de Vovôs São Marcos.

No dia 09/07/2014, fomos visitar e entregar os kits para os idosos no "Lar de Vovôs São Marcos" em Canoas. Foi um momento de...