terça-feira, 6 de maio de 2014

✴ CUCA ALEMÃ RECHEADA .



Apesar das fotos não terem saído nem um pouquinho boas, a cuca ficou deliciosa. Também não cresceu, mas apesar disso ficou fofinha. Gostei muito da receita, fiz o recheio de baunilha, que vou colocar aqui. A receita veio da amiga Andréa, que está sempre nos inspirando com receitas maravilhosas e diferentes, o blog dela aqui. Obrigada amiga por mais uma receita gostosa !

Ingredientes:
Massa (medida da xícara 200ml)
3 xícaras de farinha de trigo (300g)
1/2  xícara de açúcar cristal (70g)
1 colher (café) rasa de sal
1 colher (sopa) de fermento biológico seco 
1 ovo grande
1 pitada de noz moscada ralada na hora
150ml de água morna
1/2 xícara de manteiga amolecida (80g)

Recheio:
250g de geleia de ameixa 

Farofa:
1/2 xícara de farinha de trigo (50g)
1/2 xícara de açúcar cristal (70g)
2 colheres (sopa) de manteiga 
Canela em pó a gosto
raspa de limão a gosto 
Açúcar baunilhado a gosto(não usei)
1 colher (sopa) de creme de leite ( usei o de caixinha)

Meu recheio de baunilha:
-1 caixinha de leite condensado
-1 caixinha de leite (uso a medida da caixinha de leite condensado)
-1 gema
-1 colher (sopa) de maisena
-1 colher (sobremesa) de essência de baunilha
- 1 caixinha de creme de leite
Leve todos os ingredientes ao fogo, menos o creme de leite, e vá mexendo  até desgrudar da panela. Quando amornar misture o creme de leite e reserve.

Para a massa, coloque todos os ingredientes secos na tigela da batedeira e mexa com uma colher. Misture o ovo com a manteiga e acrescente junto aos ingredientes secos e mexa um pouco. Acrescente a água aos poucos e misture, a massa deve ficar mole e grudenta, bata a massa com a mão ou na batedeira até ficar lisa. Cubra a vasilha com um filme plástico até dobrar de volume. Despeje em uma assadeira de 20x30cm untada com óleo e espalhe a massa com as mãos levemente umedecidas com água. A assadeira precisa ter as laterais altas para que a massa e o recheio não transbordem no forno.
Cubra com um pano e deixe descansar por 10 minutos. Depois pincele com gema e distribua o recheio e deixe crescer mais 10 minutos. Espalhe a farofa por cima, leve para assar em forno pré-aquecido 180°C, por cerca de 30 minutos até dourar levemente. 
Para a farofa, coloque todos os ingredientes em uma vasilha e amasse tudo com a ponta dos dedos, até formar uma farofa com grumos. Se ficar muito seca acrescente mais creme de leite. Como a farofa é úmida prepare-a um pouco antes para não perder a textura. 


 Alguém disse:
"Seguir Cristo não é monótono, mas a verdadeira e maior aventura da vida humana."

4 comentários:

  1. Receita tri boa e essas cucas assim, ótimas! bjs,chica

    ResponderExcluir
  2. Lú,
    hoje aconteceu o mesmo comigo, fiz uns pãezinhos de leite e não cresceram, peguei a receita em um blog, os pães estavam lindos, mas os meus ficaram terríveis, rsrs. Vou tentar fazer novamente, é muito difícil minha massa não crescer. Mas eu descobri o erro, a receita leva 1 pitada de sal e muito açúcar por isso os meus pães não cresceram.
    Quanto a sua cuca, mesmo que não tenha crescido o aspecto ficou fofo isso que importa, porque uma massa pesada é triste, rsrs.
    Eu gostei muito do jeito que vc fez, deu vontade de fazer novamente.

    Obrigada pelo carinho, vc é 10!
    Bjs, fique com Deus!

    ResponderExcluir
  3. Oiii.amei o comentario.Concoooordo.bju cristao p vc.Luciene.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pela delicadeza em deixar um recadinho ! Bjos, Lú.

Lar de Vovôs São Marcos.

No dia 09/07/2014, fomos visitar e entregar os kits para os idosos no "Lar de Vovôs São Marcos" em Canoas. Foi um momento de...