sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Alegria e Tristeza !

 Qual não foi a minha surpresa num dia pela manhã tomando café, olhei para minhas florzinhas no meu coração de ferro e vi um Sabiá ali... olhei mais atentamente e estava faltando uma mudinha pequena dentro do vaso, ainda brinquei com o Sabiá... ei Sabiá cadê minha mudinha? Foi você que tirou?

 Continuei tomando meu café e depois fui lá fora olhar... tinha terra espalhada e minha mudinha caída, peguei o vaso do lugar e lá estava um ninho se formando... fiquei boba, coloquei o vasinho de volta no lugar... feliz por ela ter escolhido ali... ficamos dias vendo ela construindo seu ninho...

 depois chocando...

 num momento de saída do ninho, consegui bater a foto de 3 lindos ovinhos... 

mas aí hoje pela manhã tomando café... achei que ela estava demorando muito a voltar para o ninho...

quando terminei o café, fui lá olhar e já não gostei do que vi... na parede tinha um pouquinho de sangue... e aí tirei o vasinho do lugar e lá estava o corpinho de apenas um passarinho... tão frágil... morto. Fiquei tão triste... deve ter sido alguma ave, pois no lugar onde ela fez nenhum gato conseguiria chegar... pois fica bem no alto e embaixo tenho minha cadela guardando... então  só posso concluir que foi uma ave...

Mas foi bonito enquanto durou... me senti muito feliz pela companhia de tão gracioso  bichinho... uma pena ter acabado assim...

Alguém sabe me dizer quais os predadores de Sabiá?


"Louvem ao SENHOR pela sua bondade, e pelas suas maravilhas."(Salmos 107:8)

9 comentários:

  1. Lú, pena mesmo ter acabado assim. Tbm amo pássaros mas soltos, é muito mais bonito de ver né mesmo?
    Aqui em casa fizemos um tratador com suporte de vasos, e o marido tá preparando cazinhas pra eles chocarem, aqui são canários e sanhaços, colocamos banana pra eles la fora, pois estavam entrando aqui dentro de casa pra pegar na fruteira.
    Querida tomara que logo eles consigam chocar de novo, e que da próxima vez, corra tudo bem.
    Bjs e Boa Tarde

    ResponderExcluir
  2. Lindo mesmo e pena acabar assim.Triste!!beijos,chica

    ResponderExcluir
  3. Lú...fiquei triste.. imagino a sua tristeza e da sabiá...
    Não sei que ave faz isso com os sabiás..
    enfim, faz parte da natureza...

    Lindas as suas florzinhas, logo logo aparece outra mamae passarinha.
    Beijos,Cíntia

    ResponderExcluir
  4. Nossa que gostoso ter um hóspede assim em casa heim? pena que o fim não foi legal, que pena, agora nem imagino qual seu predador.
    bjs bom fds

    ResponderExcluir
  5. Querida,Lú!
    Penso que é sempre um privilégio, um verdadeiro presente de Deus pra nós, acompanharmos a construção de um ninho de passarinho, e vê-los cuidando dos seus ovinhos e filhotes. Felizmente também tivemos já algumas destas oportunidades aqui em casa,com esses maravilhosos e queridos sabiás. E na última vez, conseguimos também acompanhar diariamente estes bichinhos e registrar estes belos momentos da natureza. É sempre tão emocionante,né,amiga?
    Mas como na vida em geral,nem sempre o sucesso é garantido no mundo de uma pequena família de sabiá...E pra nós, que acompanhamos com alegria a vida desses preciosos passarinhos,fica aquela tristeza no ar...
    Uma outra vez, aqui em casa, acompanhamos também um ninho de beija-flor,e ficamos na maior espectativa,esperando pelos filhotinhos...E no final,encontramos os ovos todos destruídos,provavelmente pelos micos estrelas,que entre outras coisas,são predadores de ovos de passarinhos...Mas como havemos de culpá-los por gostarem, como nós, de comer uns ovinhos? (Rs...)Na luta pela sobrevivência na natureza,não existem vilôes e nem mocinhos...Embora confesso pra ti que quando encontramos um ninho de sabiá em nossas árvores, tratamos logo de fazer um tipo de "escudo" no galho usado para dificultar o acesso dos lindos miquinhos (mas somos justos, e pra eles trazemos bananas...Rs...)
    Pois é,amiga, no teu caso eu nem saberia dizer quais são os possíveis predadores dessa comunidade de sabias gaúchinhos,pois seria preciso a gente conhecer melhor os outros animais que vivem nas proximidades... Realmente pra chegar neste ninho que a sabiá construiu, é bem difícil...Chego a pensar até na possibilidade de algum gaviãozinho ou uma pequena coruja...Quem sabe?
    E seja com for,Lú, só a visão desse pequeno ninho e dos lindos ovinhos, já adocica o cotidiano da gente,né? E tenho certeza,amiga, que da próxima vez, a sua sabiá inquilina terá mais sorte com seus filhotes!
    Beijooooo pra todos vocês!!!
    Teresa

    ResponderExcluir
  6. Que pena terminar assim, faz parte da natureza. Bjs e lindo final de semana.

    ResponderExcluir
  7. Mana maridão disse que gavião é predador de sabiá. Algo me diz que deves ter ficado muiiito triste. Fala ai, deste uma choradinha?
    Aqui esses dias tivemos também tristezas com bichinhos.Tínhamos dois periquitos, e estava tudo bem há meses.Dai surgiu um ovinho e logo depois o( ou a ) periquito(a) começou a brigar com o (a) outra. Pensávamos que era mas casal, mas uma senhora disse que deveria ser duas fêmeas disputando o ovo. Coisa doida,não entendi nada.Como ovo sem macho? Bom,eles brigavam, Adriana gritava eu também.Terminamos evitando um homicídio ou periquiticídio, sei lá kk. Final do episódio: deu os dois a um rapaz que trabalhou aqui no prédio e ama passarinhos. Olha, esse negócio de bichinho aqui em casa, dei um basta. Só Toy. É muito sofrimento, preocupação! Depois de Toy nem bicho de pé eu quero kkk.
    Beijos mana, bom domingo

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde Lú!!!
    Estava com saudades...
    Hoje vim lhe fazer uma visitinha e ao me deparar com o início da história chamei esposo para ver as fotos. Logo ele falou, quer ver o final...mas o final dele foi diferente do que você relatou. Segundo ele os sabiás são muito ciumentos e quando os filhotes nascem ninguém consegue passar próximo ao ninho pois eles atacam bicando quem quer que se aproxime. Pena que não terminou assim sua história, mas espero que na próxima ninhada ele continue por aí e tenha mais sorte.
    Tenha uma semana mega feliz e abençoada.
    Bjokas...da Bia!!!
    http://pequenosgrandespensantes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oilù
    é mesmo triste, lá no siyío sempre acontece isso, estamos sempre vendo passaros filhotes mortos, mas lá tem gato que vem dos vizinhos e gambas que aparecem arás dos ovos...enfim é a natureza!
    aqui em casa os sábias estão fuçando todas as minhas plantinhas atrás de minhocas para alimentar os filhotes, vi que tem ninho na churasqueira da vizinha ....vou ter que avisa~la para não fazer churrasco deles...kkkk
    Lindo dia amiga
    bjs

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pela delicadeza em deixar um recadinho ! Bjos, Lú.

Lar de Vovôs São Marcos.

No dia 09/07/2014, fomos visitar e entregar os kits para os idosos no "Lar de Vovôs São Marcos" em Canoas. Foi um momento de...