quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Bolo de Fubá Cozido.


Essa receita peguei faz muito tempo da querida Lica, ainda do antigo blog dela (tenho tantas receitas pra testar... tantos livros para ler...). Tenho um carinho muito especial pela Lica, pois foi a primeira blogueira de culinária que me inspirou a ter o meu blog e a acompanho faz tantos anos.
 Ficou muito bom ! Não ficou muito doce e o recheio de goiabada faz toda a diferença.

Ingredientes:
-2 xícaras de fubá
-1 xícara bem cheia de açúcar
-2 xícaras de leite
-150 ml de óleo de milho
-1 pitada de sal
-3 ovos grandes
-1 colher (sopa) fermento em pó
-Goiabada em pedaços

Unte uma forma de anel ou forminhas de muffins e polvilhe com açúcar e canela, reserve. Coloque o fubá, o açúcar, o leite, o óleo e o sal numa panela e misture bem até dissolver o fubá. Leve ao fogo médio/forte e vá misturando com a colher de pau sempre até engrossar. Cuidado para não empelotar! Despeje a massa na tigela da batedeira e deixe amornar. Vá adicionando os ovos um, a um e batendo. Por último coloque o fermento em pó. Mexa bem e coloque uma colher de sopa cheia de massa em cada forminha, coloque o recheio e cubra com mais um pouco de massa. Leve ao forno para assar até ficarem coradinhos (uns 20 minutos mais ou menos, vai depender do forno). Retire e deixe esfriar alguns minutinhos antes de desenformar.

Bjos,

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Croutons.

Costumo fazer com as rebarbas do pão de forma  integral, vou cortando e guardando em um saquinho no congelador, assim quando acho que tenho o suficiente, faço os croutons. 
Fica uma delícia, comemos acompanhado de sopas.  Fica gostoso como um aperitivo também. Depois de pronto e frio é só guardar em um recipiente bem fechado e fica bom por bastante tempo.
                                             
Ingredientes :

-3 fatias de pão de fôrma cortado em quadradinhos
-3 colheres (sopa) de manteiga
-1 alho esmagadinho
- salsinha, cebolinha, pimenta, orégano
-um pouquinho de sal

Em uma panela adicione a manteiga e o alho, refogue rapidamente. Adicione o pão cortado e as ervas, tempere com o sal e frite até absorver a manteiga. Transfira para uma assadeira e leve para assar em forno preaquecido a 200°C por 20 minutos ou até ficar crocante.

Bjos,

terça-feira, 6 de setembro de 2016

Molho de Tomate Pedaçudo.

 Aqui em casa deixei de comprar molhos e extrato de tomate, faço o meu caseiro. Estava fazendo sempre passando os tomates pelo liquidificador, mas depois de ver um vídeo da Paola Carosella, resolvi fazer ele pedaçudo, e ficou muito bom ! O sabor do molho caseiro é sem dúvida muito melhor do que os comprados prontos, vale super a pena uns 20 minutos para preparar o seu molho.


Ingredientes:
-2 kg de tomates
- 6 dentes de alho
-1 cebola grande picada
-8 colheres (sopa) de azeite de oliva
-tomilho fresco ou seco
-orégano fresco ou seco
-pimenta do reino
-manjericão fresco ou seco

Eu tiro a pele dos tomates, mas se quiser fazer com a pele fica à gosto. Para tirar a pele, faço um corte na parte debaixo dos tomates (não é profundo é só na pele mesmo), coloco numa vasilha e jogo água fervendo até cobri-los, deixo uns 5 minutos, e no corte que você fez puxe, você vai ver que sai facilmente.
Pique os tomates do tamanho que achar melhor. Aqueça uma panela alta, coloque o azeite, a cebola em fogo baixo, coloque 1 colher de café de sal (o sal ajuda a cebola a liberar água, então ela não vai só fritar, mas cozinhar também). Se você for usar ervas frescas como tomilho, orégano e louro, coloque agora, mexa, e depois acrescente o alho (que pode estar picadinho, esmagado, ou em pedaços maiores), deixe uns 2 minutos e coloque os tomates, mexa bem e aumente o fogo, deixando a panela tampada até ferver, depois que ferver abaixe um pouco o fogo, nesse momento gosto de vir com um amassador e dar uma leve amassada nesses tomates. Deixo cozinhando mais um pouco e no fim quando desligar o fogo acrescente um punhado de manjericão fresco, mas se só tiver o seco acrescente durante o cozimento. Não coloco mais sal, pois como congelo, prefiro colocar quando for usar.
Na geladeira ele dura de 3 a 4 dias, no congelador 3 meses. Eu coloco em vidros esterilizados com água fervente (deixe uma boa sobra entre o molho e a tampa para que possa expandir e não arrebente o vidro).