segunda-feira, 30 de abril de 2012

Bolo de bolo.



Gostei tanto dessa definição que a amiga Wanderléia deu, que trouxe para cá também. E é uma verdade sempre que oferecemos um bolo à alguém, vem a pergunta é bolo de quê? Ora, como disse a amiga,  e bolo tem que ser de alguma coisa?! É bolo de bolo, bolo branco, bolo de farinha de trigo... Sei lá de que é o bolo... Ai amiga, amei... é bolo de bolo mesmo! E o engraçado é enquanto eu preparava o bolo Marido perguntou: é bolo de quê?  Então eu disparei: bolo de bolo ué! ...rs, rs, rs... Coloquei uns pedacinhos de chocolate e farinha de trigo integral também.
Obrigada amiga por esse bolinho tão gostoso. Se você ainda não conhece o blog Teto Doce, clica aqui.

Receita:
Bata na batedeira
3 ovos inteiros
1 xícara de margarina
2 xícaras de açúcar

Bater bem, acrescentar:

3 xícaras de farinha de trigo (coloquei 1 1/2 xícara da comum e 1 1/2 de integral)
1 copo (grande) de leite (aqueles tipo de requeijão), bater
Desligar e acrescentar 1 colher de sopa de fermento em pó.

Levar para assar em forma untada, enfarinhada e forno a 180°C, preaquecido por mais ou menos 45 minutos.

Fica bem leve, fofo e muito gostoso!



sábado, 28 de abril de 2012

Esmalte e Frase Marcante.



Hoje é dia de Blogagem Coletiva de Esmaltes!!
Minha frase marcante vem dele que é o Senhor da minha vida, meu amado, meu soberano, aquele que me conduz e me faz descansar... Jesus Cristo.

"Jesus, porém, olhando para eles, disse: Para os homens é impossível, mas não para Deus, porque para Deus todas as coisas são possíveis." ( Marcos 10: 27)

Como não ficar maravilhada com essa frase, e o melhor de ter a certeza de que não há nada difícil demais para Ele.


O esmalte de é da Risqué, a cor Arábia. É um cinza muito bonito, uma amiga me deu a dica de passar um esmalte preto por baixo e ele por cima, qualquer dia vou tentar.

Você quer ver mais frases marcantes e esmaltinhos lindos? Então, bora ir lá no blog da Fernanda Reali, é só clicar na imagem abaixo:

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Pequenas Felicidades- Post 2!

Ebaaa!!! Hoje é sexta-feira!!! Dia de pequenas felicidades!!
Ter uma visão mais apurada, sentir pequenos detalhes que tornam-se tão grandes, ouvir sons que possam passar despercebidos pela correria do dia a dia, falar o essencial, aquilo que gera vida e traz ânimo a quem está na volta, sorrir... receber um sorriso é algo maravilhoso e se você pode dar então... nem se fala... imagina a felicidade de quem o recebe.
Domingo li uma crônica da Marta Medeiros, e ela falava sobre a capacidade de se encantar, e que muita gente acaba focando somente nas coisas ruins que acontecem e deixando de valorizar as maravilhas que estão a volta. Vou deixar aqui uma frase dela que resume tudo:
"Nada adianta levar o corpo para passear se a alma não sai de casa."
Ir ao nosso restaurante preferido "Komka" e comer uma comidinha gostosa.


Ver a minha pequena inventar uma nova brincadeira com cara de sapeca ao lado da inseparável sapinha da vovó.


Ganhar um pijama novo bem quentinho do Marido para o inverno que já está chegando.


Toda semana é assim, bolinho vai daqui e passa pelo muro, bolinho vem de lá e passa pelo muro... e assim eu e minha vizinha vamos nos presenteando com bolinhos gostosos. Essa receitinha eu passei pra ela, o bolo da Barbie, que você pode encontrar aqui, já é a 3ª vez que ela faz, dessa vez ela colocou dois potinhos de iogurte activia de morango, huumm ficou muito bom!


A inauguração de um shopping (Bourbon Wallig) com 199 mil m² de área construída bem pertinho da minha casa, onde eu posso ir a pé, me deixou muito feliz!


Testar uma receitinha nova de um bolinho bem saboroso de ricota. Ele passou pelo muro também... rs, rs, rs. Receitinha aqui.

Quer ver mais pequenas felicidades das amigas? Então corre lá no blog Botõezinhos da Rita clicando na imagem abaixo:

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Bolo de Ricota.



Coisa boa é testar uma receitinha nova, eu gosto muito de estar experimentando, poder estar na cozinha com calma, tranquilidade e trabalhar. O alimento é algo maravilhoso e creio em um dia que todos poderão usufruir dessa benção.
 Esse bolinho fica fofinho e úmido. Receitinha retirada daqui.

Ingredientes:

3 ovos grandes (claras em neve)
180g de ricota
1 e 1/2 xícaras (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de farinha de trigo (coloquei uma de farinha de trigo integral e a outra da comum). 
3 colheres (sopa) bem cheias de manteiga (ou margarina)
1 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de fermento
1 colher (chá) essência de baunilha 
1/2 xícara (chá) uvas passas escuras (hidratadas em água morna e conhaque)


Preparo:

Bata as claras em neve e reserve.
Bata os ovos, o açúcar e a manteiga.
Esfarele a ricota e junte com a mistura dos ovos. Juntar o leite, a baunilha e a farinha e bater até que fique homogêneo.
Escorra as passas e salpique com amido de milho, retire o excesso do amido de milho usando uma peneira.
Acrescente então as claras em neve e o fermento mexendo delicadamente.
Por fim coloque as uvas passas e leve para o forno em assadeira untada e enfarinhada em forno preaquecido em temperatura média por, aproximadamente, 40-45 minutos.


quarta-feira, 25 de abril de 2012

Petúnias.

 Essas são mais umas belezinhas que enfeitam o meu jardim. Gosto demais de flores, plantas e ervas e por isso estou sempre procurando entender um pouquinho mais sobre cada uma delas. Vou procurar sempre as quartas-feiras colocar minhas pesquisas das plantinhas que tenho por aqui.

Nome Técnico:
Petunia axillaris (Lam.)Britton Stern & Poggenb.
Nomes Populares :
Petúnia
Família :
Família Solanaceae
Origem:
 Originária do Brasil e Argentina.

Descrição:
Planta herbácea de longos ramos flexíveis, folhas opostas,ovais e pilosas.
Flores vistosas, tubulares, solitárias ao longo do caule e na ponta dos ramos, nas cores do branco ao púrpura escuro, também bicolores.
Tem um ciclo de alguns meses, conforme a região e podem ser cultivadas em qualquer tipo de clima, o ano inteiro.

 

Onde e Como Plantar

Embora a petúnia viva bem sob o sol em lugares de clima mais amenos, como no sul, a maioria das espécies de petúnia podem sofrer queimaduras se criadas a pleno sol em regiões equatoriais, a exceção para essa regra é a variação integrifólia, também conhecida como perene, que sobrevive muito bem mesmo em ambientes mais quentes. A petúnia pode ser plantada a partir de sementes, porém requer um cuidado muito grande em suas primeiras semanas, por isso aconselhamos que pessoas interessadas em pequenas criações que adquiram mudas.


Tipo de Solo

O solo ideal para essa planta é o típico tropical de florestas, altamente fértil e abundante em matéria orgânica, logo, antes do plantio prepare a terra com bastante adubo e reforce a dose a cada alguns meses. Pode-se utilizar NPK rico em fósforo também para estimular uma floração mais intensa.

Como Cuidar

O cultivo desta herbácea não é muito complicado, a planta não tem muitos problemas com as épocas mais frias do ano e é bem flexível quanto a luminosidade, apenas mantenha o solo ligeiramente úmido com irrigações diárias, mas sem encharque, e a planta crescerá bem. A parte mais complicada é que para manter a petúnia bonita por mais tempo é necessário replantá-la no final do ano, para assim remover ramos mortos e arejar a planta.


terça-feira, 24 de abril de 2012

Pavê de Amendoim.


 Aqui em casa receitinhas com amendoim são sempre muito bem vindas. Essa é uma sobremesa gostosa e fácil. Esqueci de tirar foto dela inteira, mas ainda bem que deu tempo!

Ingredientes:
-500g de biscoito maisena.
-leite para molhar os biscoitos.
-100g de amendoim torrado e sem casca.

 Creme de amendoim:
-2 caixinhas de creme de leite.
-200g de paçoca esmagadinha.
-4 colheres (sopa) de manteiga.

Bata a margarina com a paçoca esmagadinha e depois acrescente o creme de leite, misturando bem. Reserve.

Creme branco:
-500ml de leite.
-4 colheres (sopa) de cremogema.
-2 colheres (sobremesa) de açúcar.
-1 gema.

Misture os ingredientes em uma panela e leve ao fogo até engrossar. Reserve.

Para montar o pavê:
1ª camada do creme branco, 2ª camada de biscoitos molhados no leite, 3ª camada de creme de amendoim... faz quantas camadas der, terminando com o creme de amendoim, por cima você pode enfeitar com o amendoim torrado e paçoca esmagadinha. Leve para gelar.




sexta-feira, 20 de abril de 2012

Pequenas Felicidades: Post 1!

É a primeira vez que participo da Blogagem Coletiva "Pequenas Felicidades" promovida pelo blog Botõezinhos da Rita, tive um grande incentivo da minha amiga Fabi. Entre as pequenas felicidades que tive durante a semana, destaco estas:

 Comer pizza com o Marido no sábado à noite é sempre maravilhoso.

 Receber um bolinho de cenoura da vizinha e amiga D.Ivone.

 Receber o 2° livro da rodada do grupo Meninas que Leem com os mimos lindos enviados pela amiga Di.


Levar minha princesa neta Valentina para brincar na pracinha e olhar esse rostinho lindo cheio de felicidade.

Quer ver mais pequenas felicidades das amigas é só clicar na imagem abaixo.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Mandevila ou Dipladênia.


 Essa trepadeira linda, com flores bem vistosas, algumas até perfumadas, com cheirinho de tutti-frutti é  uma das minhas meninas preciosas do meu jardim. Apesar de ela não tolerar clima frio, ela se desenvolveu muito bem aqui, tenho duas plantadas faz quase 4 anos, infelizmente uma delas por descuido de um rapaz que veio fazer um conserto acabou quebrando, mas graças à Deus ela está se recuperando e já crescendo novos galhos.
Elas são nativas da América do Sul/ Brasil, fazem um sucesso já a muito tempo lá fora, onde é conhecida como Brazilian Jasmine.
Lembrete importante: A mandevila pertence à família Apocynaceae, conhecida pela maioria das plantas liberarem látex, essa substância é tóxica e pode causar alergia em crianças e animais se ingerida, ou em contato com a pele. Atenção ao local onde vai ser plantada!

NOME CIENTÍFICO: Mandevilla

NOME POPULAR: Mandevila, dipladênia, jalapa-do-campo, jasmim-brasileiro.

FAMÍLIA: Apocinaceae.

CICLO DE VIDA: Perene.

PORTE: Trepadeira volúvel de até 6 metros.

FLORES: Durante o ano todo, sendo que durante os meses mais frios em menor quantidade, exalam um perfume agradável.


FOLHAS: Perenes de cor verde escura, tem nervuras bem definidas.

LUMINOSIDADE: Sol pleno.

ÁGUA: Gosta de água, mas não de solo encharcado, irrigar de forma moderada.

CLIMA: Quente e úmido. Não tolera muito frio e geadas.

PODA: Pode ser feita, de preferência nos meses mais frios do ano.

CULTIVO: Solo drenável, rico em matéria orgânica. Pode ser cultivado no litoral, resiste bem a salinidade do solo.

FERTILIZAÇÃO: Para se conseguir floradas espetaculares, nos meses mais quentes, fazer adubação mensal rica em fósforo.

UTILIZAÇÃO: Vai bem em treliças e pergolados. Também pode ser cultivada em vasos grandes, deve se colocar um suporte para ela ir se enrolando e podar para controlar seu crescimento.

PROPAGAÇÃO: Por sementes e estaquia dos galhos semi-lenhosos.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Antepasto de Beringela.



Sempre que vou a restaurantes que tem essa entradinha eu como, gosto demais de tudo que leve beringela. Essa receitinha fica dez, super fácil de fazer. Tenho ela guardada faz tempo e peguei do saudoso Rainhas do Lar. Você pode servir com torradinhas, pãezinhos ou mesmo comer puro.

 Descasque 2 beringelas grandes e corte fatias no sentido do comprimento. O ideal é que sejam fatias bem fininhas. Depois, acomoda as fatias uma em cima da outra sob uma tábua e corte em tirinhas, também no sentido do comprimento. Vá acomodando as tirinhas já cortadas em um escorregor de macarrão e intercalando as camadas com bastante sal.
Você não vai cozinhar essa beringela e esse processo do sal é que vai fazê-la reduzir e soltar aquela água escura, por isso o uso do escorredor.
Você faz isso com as 2 beringelas e deixa lá no sal por umas duas horinhas.
Em uma panela você coloca azeite, bastante alho picado em pedaços grandes e umas duas cebolas em tiras. Deixa dourar, mistura um pimentão verde e um vermelho cortados em tirinhas também (eu coloquei só o vermelho). Refoga e acrescenta meia xícara de vinagre branco ou vinho. Espera o álcool evaporar, junta um punhado de alcaparras( não coloquei), folhas de louro, uvas passas brancas e pretas sem semente, azeitonas picadas, pimentinha de cheiro sem semente picada e bastante orégano. Refogue tudo até que os pimentões estejam cozidos.

Enquanto esse refogado está no fogo, pegue sua beringela que a essa altura já soltou bastante água e lave bem em água corrente, super importante lavar bem,

Em um pano limpo, coloque a beringela e aperte/esprema até tirar toda a água que restou. Deslique a panela do refogado e junte lá a beringela.
Espere esfriar, coloque em um vidro e cubra toda a beringela com azeite, cuidando para que não fique nada fora do azeite para que não embolore.
Pronto! Agora é só guardar na geladeira e tirar sempre um pouco antes de servir.
Conservando sempre coberto com azeite esse antepasto dura bastante tempo.





segunda-feira, 16 de abril de 2012

Novo Blog da Nayara (com o endereço).



Amigas e amigos, minha grande amiga Nay, está começando um novo blog, pois os seus 4 blogs foram desativados, ela não sabe se foi um racker ou o próprio Google. Foi muito triste pois todo trabalho foi perdido, um deles completaria 6 anos. Gostaria de pedir que passassem por lá e dessem uma força pra ela nesse novo começo de blog.
Para visitá-la clique aqui.
Bjos, Lú.

sábado, 14 de abril de 2012

Esmalte e Organização.



Que saudade de participar da Blogagem Coletiva de Esmaltes da Fernanda Reali... mas hoje eu consegui me organizar... rs, rs, rs.
Não sei se posso dizer que sou uma pessoa organizada, eu tento... mas muitas vezes me vejo no meio da bagunça... e aí fico ansiosa querendo colocar tudo logo nos seus lugares.

Esse é um cantinho onde guardo minhas coisinhas de costura: botões, linhas para bordar, missangas...

Nas gavetinhas estão meus tecidinhos, sou apaixonada por eles...
Aqui minha caixinha de costura, que já tenho a uns 18 anos, tinha pintado ela bem esquisitinha... mas depois das aulas de pintura ela ficou uma fofura... pena que eu não tirei uma foto do antes, depois mostro como ela ficou... mas isso é assunto para outro post...
O esmalte é o Hits, a cor é a 601. Ganhei da minha amiga Patty, a cor é linda demais, amei!!

Bora ir lá no blog da Fernanda Reali e ver mais esmaltinhos fofos e um montão de dicas de organização?!!
Então clica aqui:

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Bolo de Laranja.

Espero que todos tenham tido uma ótima Páscoa.
Depois do feriadão e de tanto comer chocolate, um bolinho de laranja é super bem vindo. Peguei essa receita no meu ZH Gastronomia. Gostei muito, deu um bolo bem grandinho, fofinho e úmido.

Ingredientes:
-4 ovos.
-100 ml de óleo.
-1/2 laranja com casca.
-1/2 laranja sem casca.
-2 xícaras de açúcar.
-2 xícaras de farinha de trigo (coloquei 1 de farinha comum e 1 de farinha integral).
-1 colher (sopa) de fermento.
-1 copo de suco de laranja.
-3 colheres (sopa) de açúcar cristal.

Bata no liquidificador os ovos, as laranjas e o óleo. Peneire a farinha de trigo, o fermento e 2 xícaras de açúcar. Misture ao que foi batido no liquidificador. Misture até formar uma massa homogênea. Leve para assar em fôrma untada com forno preaquecido.
Para fazer a cobertura adoce o suco de laranja com 3 colheres (sopa) de açúcar  e despeje sobre o bolo ainda quente.

sábado, 7 de abril de 2012

Feliz Páscoa!!!



Sim, Ele vive!!!
"Páscoa significa renascimento, renascer. Desejo que neste dia, em que nós cristãos, comemoramos o seu renascimento para a vida eterna, possamos renascer também em nossos corações. Que neste momento tão especial de reflexão possamos lembrar daqueles que estão aflitos e sem esperanças. Possamos fazer uma prece por aqueles que já não fazem mais, porque perderam a fé em um novo recomeçar, pois esqueceram que a vida é um eterno ressurgir. Não nos deixe esquecer que mesmo nos momentos mais difíceis do nosso caminho, Tu estás conosco em nossos corações, porque mesmo que já tenhamos esquecido de Ti, você jamais o faz."
Uma Feliz e abençoada Páscoa a todos!!
Bjos, Lú.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Minhas Férias !!!

 Conseguimos esse ano tirar 15 dias de férias, graças à Deus! Fomos para Natal e ficamos na praia de Ponta Negra. 
Não conhecia e fiquei encantada  com o lugar e sinceramente cheguei a conclusão que é um lugar onde moraria com toda certeza.
Essa 1ª foto é do Morro do Careca, ficamos hospedados bem pertinho.

Eu e Marido curtimos muito, aproveitamos demais. Eu tomei muito  banho de mar, pois amo. A água é morna sempre, não dá vontade de sair. O clima sempre agradável e uma brisa sem igual.

Em um dos passeios que fizemos passamos por essa lavanderia pública, eu nem sabia que existia isso. Achei muito interessante.

Essa foto é de uma fazenda de camarões.

Praia do Amor, reparem o formato do coração... linda!!!

 Ai que delícia... ficar assim deitada olhando o mar...

Aaahhh queria um desse pra mim... tão bonitinho!
Vista da pousada onde ficamos.
Só tenho coisas boas para falar da cidade de Natal, e com toda certeza quero muito voltar lá.

Lar de Vovôs São Marcos.

No dia 09/07/2014, fomos visitar e entregar os kits para os idosos no "Lar de Vovôs São Marcos" em Canoas. Foi um momento de...