segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Torta de Batata com Frango.


Peguei a receita da massa no Cafezinho das Cinco, fiz uma modificação no recheio, já que a fez com carne moída. Ficou muito gostosa, meus amores são fãs de carteirinha dessas tortas com batata e procuro fazer toda semana. Obrigada Lú por mais uma receitinha muito saborosa.


Ingredientes:

Massa:

-3 batatas grandes cozidas passadas no espremedor (fiz com 4 grandes)

-1 colher (sopa) de farinha de trigo

- 1 ovo

- 1 colher (sopa) de manteiga

- 1/2 colher (café) de sal

- 3 colheres (sopa) de salsa picada

- 1/2 xícara de queijo ralado


Em uma vasilha misture todos os ingredientes até formar um purê. Reserve.


Recheio:

- 1 peito de frango

- 1 cebola picadinha

- 1 tomate picadinho

- 2 dentes de alho esmagados

- pimenta e sal à gosto

- queijo mussarela


Cozinhe o 1 peito de frango com temperos à gosto. Depois de cozido, desfie o peito de frango. Numa panela faça um refogadinho com cebola picadinha, alho, tomate, pimenta e o frango desfiado.


Montagem:

Em um refatário untado e polvilhado coloque metade da massa, cubra com queijo mussarela e coloque o refogadinho de frango, cubra com o restante da massa e polvilhe queijo parmesão po cima. Leve ao forno médio, pré-aquecido até dourar, mais ou menos 30 minutos.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Bolo de Creme de Arroz Fofinho.



Preparei esse bolinho ideal para quem tem intolerância ao glúten. Já vi em muitos cantinhos bolos preparados com a farinha de arroz e resolvi comprar para experimentar e me agradou muito, o bolinho ficou fofinho e saboroso. Tirei a receita do site Cybercook.
Ingredientes:
- 3 ovos
- 2 colheres (sopa) de margarina
- 2 xícaras de açúcar cristal
- 1 colher (chá) de baunilha
- 1 xícara de leite
- 200 g de creme de arroz
- 1/2 xícara de amido de milho
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 1 colher (café) de sal
- 2 colheres (sopa) de chocolate em pó
Bater as claras em neve (reserve). Bata no liquidificador as gemas, a margarina, o açúcar a baunilha, o leite, o creme de arroz, o amido e o fermento. Coloque em uma vasilha a massa e misture delicadamente as claras em neve e o sal. Retire 1 xícara dessa massa e acrescente o chocolate em pó. Coloque as massas (coloque primeiro a branca e depois coloque colheradas da de chocolate formando desenhos) numa fôrma untada e enfarinhada, e leve ao forno médio para assar de 30 a 40 minutos, vai depender do forno de cada um.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Crochê.

Essa é uma das minhas paixões crochê, e aqui vou deixar meus últimos trabalhinhos e os blogs de onde tirei as receitas, espero que gostem.



Essa golinha ficou linda, a linha foi um pouquinho chatinha de trabalhar, mas valeu a pena, gostei do resultado. Tirei a receita do blog Pink Rose, tem cada trabalho lindo.



Essa é outra golinha só que em lã e ficou uma fofurinha. Essa eu tirei do blog Sandra Crochê, que também tem um monte de trabalhos lindos.



Fiz três pares de meias de lã, um para meu filho, outro para minha cunhada Mosa e esse é meu. Essa receita eu peguei da Elaine, que tem um blog com várias receitas, vídeos, tudo bem fácil de entender. Ela é alguém que tem o dom de ensinar, sua calma, paciência e a riqueza de detalhes em seus vídeos, suas explicações... realmente merece parabéns.



Obs: Adriana, não desisti do meu cachecol em tricô, assim que eu conseguir terminar coloco a foto (espero que consiga nesse inverno ainda...). Para quem não conhece, a Adriana faz maravilhas na cozinha e com o tricô também.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Parabéns Mamãe!


"Deleite-se no Senhor e Ele atenderá aos desejos do seu coração. (Salmos 37-4)"


Dizer que te amo, que te quero todo o bem do mundo, que desejo que cada sonho possa ser realizado, ah Mãe... hoje eu queria estar aí, pra te dar um abraço bem apertado, te beijar e sentir teu cheiro... ah Mãe, como a senhora me faz falta, quiz a vida que eu morasse tão longe... mas fazer o quê... só aproveitar cada instante quando estamos juntas e te dizer todas as vezes que te amo.
Agradeço à Deus por ser sua filha.
Que Deus te proteja, te guarde e te abençoe.
Te amo, te amo, te amo!
Bjos, Ciana.


Mãe...
São três letras apenas
As desse nome bendito:
Também o Céu tem três letras...
E nelas cabe o infinito.
Para louvar nossa mãe,
Todo o bem que se disse
Nunca há de ser tão grande
Como o bem que ela nos quer...
Palavra tão pequenina,
Bem sabem os lábios meus
Que és do tamanho do Céu
E apenas menor que Deus!


Mãe (Mário Quintana)

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Coxa de Frango Marinada da Fabi.


Domingo, geralmente, Marido faz o almoço, e como gosta por demais de lidar com a churrasqueira, foi lá que ele preparou esse franguinho com um sabor delicioso. A receita veio de um blog tudo de bom, o Sopa Vermelha. Obrigada Fabrícia pela receita que encantou nosso domingo. O franguinho foi acompanhado de uma maionese e filezinhos de porco enroladinhos com bacon.

Ingredientes:
-330 ml de cerveja clara (qualquer marca)
- 30 ml (2 col. sopa) de suco de limão
- 45 ml (3 col. sopa) de shoyo
- 1 dente de alho cortado bem fininho
- 1 colher (chá) de pimenta calabresa
- 12 coxas de frango com ou sem pele temperadas com sal e pimenta do reino (coloquei peito de frango também)

Num recipiente, misturar todos os ingredientes acima. Acrescentar as coxas de frango, misturando bem e cobrir o recipiente . Levar à geladeira por no mínimo 6 horas ou durante à noite toda (foi o que fiz). Grelhar na churrasqueira ou assar no forno.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Bolo de Iogurte


Mais um bolinho delicioso para acompanhar o café da tarde, fofinho e gostoso, esse eu tirei de um blog cheinho de delícias o Kafka na Praia. Obrigada Karen por essa gostosura.
Eu segui a dica de untar a fôrma com margarina e açúcar, pois o açúcar queima menos que a farinha, fiz e deu certinho, sai da fôrma sem grudar. Usei iogurte natural sem sabor, mas com sabor também pode ser usado. Coloquei raspas de laranja e dá um toque super bom.
Ingredientes:
- 3 ovos
- 175 g de açúcar (3/4 de xícara)
- 3 colheres (sopa) cheias de óleo
- 1 potinho de iogurte 140 g (natural ou com sabor)
- 200g de farinha de trigo (1 xícara + 3/4 de xícara)
- 1 colher (sopa) de fermento
- raspas de laranja (ou limão) opcional
Bater os ovos e o açúcar na batedeira até formar um creme, adicionar o óleo em fio, depois a farinha, o iogurte e o fermento ao final. Colocar em uma fôrma untada ( fôrma de bolo inglês) com manteiga e açúcar e levar para assar. Espere dourar e faça o teste do palito para verificar seu cozimento.


quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Bolo de Aipim da Mamãe.



Receita de Mãe é assim muito especial, daquelas que dão saudade. Toda vez que ela vem aqui já sabe que tem que ter uns dias para fazer aquelas receitinhas que a caçula ama de paixão: rabada, língua, torta de banana e é claro bolo de aipim... bem, mas como eu tinha aipim e ela não tá por aqui, fui lá pegar a receitinha que ela mesma escreveu no meu caderninho e mãos à obra. Ficou uma delícia bem parecido com o dela... parecido sim, pois o dela fica muito melhor (sabe mãos de Mãe). Na hora de tirar da fôrma eu acabei dando uma quebradinha, pois a vontade era tanta que não esperei esfriar.
Ele não leva farinha, fica parecido com um pudim, só que bem mais durinho.
Ingredientes:
- 4 xícaras de aipim ralado
- 4 ovos batidos
- 3 xícaras de açúcar
- 1 pacote de coco ralado (100 g)
- 2 tabletes de margarina (200 g)
- 1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado
- 1 vidro de leite de coco (100 ml)
- 1 colher (sopa) de fermento

Bata a margarina com o açúcar, coloque o aipim e os ovos, misture bem. Acrescente o coco ralado, o leite de coco, o queijo ralado e o fermento, agregue bem os ingredientes. Coloque a massa em fôrma untada e enfarinhada e leve ao forno médio, pré-aquecido, por 45 minutos. Deixe esfriar completamente para retirar da fôrma.


domingo, 9 de agosto de 2009

Feliz Dia dos Pais!!

Pai,

como é bom tudo que me faz lembrar de ti.

Domingo te via fazendo a barba com o radinho ao lado escutando algum jogo que deveria ter o flamengo como centro, e sabia que depois você iria me levar lá no parquinho do Cocotá para brincar com alguma amiguinha.

Quando íamos a praia sempre à tardinha que era o horário que podia me levar, como era bom nadar contigo e depois ver o sol indo embora parecendo entrar dentro do mar.

Nas manhãs durante a semana eu escutava a leiteira apitando e sabia que alguns minutos depois você abriria a porta do quarto e dali da porta me chamaria para o colégio.

Lembro de todas as noites ver você em frente a tv assistindo o Jornal Nacional e ficávamos todos prestando atenção as notícias, aquele era o único horário em que sabíamos que a tv era tua.

Lembro quando carregava o balde lá pra baixo do prédio para lavar teu carro de onde saía o nosso sustento.

Lembro da pasta em que sempre guardou todas as lembranças que fizemos pra ti, a flanela com minhas mãozinhas de tinta, os desenhos e cartões que sempre fez questão de guardar.

Lembro que quando sentava em teu colo pedia que arrancasse aqueles cabelinhos brancos que insistiam em aparecer em teu peito.

Ah, Pai, são tantas lembranças que pra mim tem um significado tão grande.

Pai, obrigada por ter estado e estar sempre tão presente em minha vida.

Sou feliz por ter tido o privilégio de ter um PAI que soube fazer de pequenos instantes grandes momentos.

Te AMO meu PAI!!

Bjos, Ciana.

Meu Pai colhendo umas pimentinhas:





Meus amores bem juntinhos (meu Pai, meu filhote e minha Mãe):





Pai que saudade de te ver aqui mexendo na nossa hortinha. Estou te esperando esse mês, hein?!!



"Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa, para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra." (Efésios 6:1)

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Pão de Queijo para Didi.


Estes pãezinhos de queijo vou dedicar a querida Didi, uma menina linda que ainda não conheço pessoalmente, filha da amiga Nayara. Hoje é seu aniversário, está completando 13 anos.

Queria te dizer Didi, que você mora em meu coração e que todas as vezes que conversamos no MSN foram muito boas. Te desejo tudo de bom na sua vida pessoal, nos seus estudos, no seu trabalho na obra de Deus, que você continue dando imensa alegria a seus pais e a todos que estão a sua volta.

Parabéns, parabéns!!

Sinta-se abraçada por mim.

Bjos, Lú.


Ingredientes:

- 500 g de polvilho azedo

- 1/3 de xícara de leite frio

- 1 xícara de leite

- 1 xícara de óleo

- 1 colher (sopa) bem cheia de sal

- 3 ovos

- 1/2 xícara de queijo meia cura-ralado (usei o parmesão ralado)


Coloque o polvilho numa tigela, despeje 1/3 da xícara de leite frio e misture bem. Ferva uma xícara de leite com o óleo e o sal e despeje sobre o polvilho, misturando com uma colher de pau. Deixe esfriar completamente. Acrescente os ovos um a um e depois o queijo ralado, misture bem. Faça bolinhas e coloque em assadeira untada com óleo. Leve ao forno pré-aquecido à 200°C, os meus ficam prontos entre 35 - 45 minutos, tudo depende do forno, eu gosto de olhar por baixo do pãozinho e estando levemente dourado está bom.



OBS: Eu peguei a receita e as dicas de dois blogs que gosto demais o From our Home to Yours (Cris) e o Cafezinho das Cinco (Lú). A diferença entre eles é que a Lú usou uma quantidade maior dos ingredientes. Essa receita é nota dez, obrigada, amigas pelas dicas e essa receita que amei.

sábado, 1 de agosto de 2009

Torta Tentação.

Nossa vizinha nos chamou para um churrasquinho em sua casa e levei essa torta de sobremesa. Acabou bem rapidinho, todos gostaram. Eu tirei essa receitinha de um cantinho que descobri a pouco tempo e que tenho gostado bastante de visitar o Divina Gula. Muito saborosa, optei por uma cobertura de ganache.

Ingredientes:
Massa:
- 2 pacotes de bolacha maria ou maizena
- 3 colheres (sopa) de margarina ou manteiga

Bata as bolachas no liquidificadoraté virar uma farinha fina, passe para uma tigela e acrescente a margarina ou manteiga amolecida, amasse atá virar uma farofa. Forre o fundo e até a metade das laterais de uma fôrma de aro removível e leve ao forno por uns 10 minutos, reserve.

Recheio:
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de creme de leite (usei o de caixinha)
- 1 pacote de suco tang morango ou o sabor que quiser
- 1 pote de iogurte natural sem sabor

Bata tudo no liquidificador, despeje na fôrma e leve à geladeira.

Cobertura:
-Chantily ou ganache (eu escolhi a ganache)

Esquente 1 caixinha de creme de leite, quando estiver quente retire do fogo e coloque chocolate meio amargo picado e mexa até derreter. Quando estiver quase frio, coloque por cima do recheio já firme e leve novamente à geladeira até a hora de servir.








Lar de Vovôs São Marcos.

No dia 09/07/2014, fomos visitar e entregar os kits para os idosos no "Lar de Vovôs São Marcos" em Canoas. Foi um momento de...