sábado, 27 de dezembro de 2008

Bolo Formiguinha

O Maridão deu uma força segurando o pratinho para que eu fotografasse. Essa receita eu tenho a muitos anos e não lembro mais quem deu. É um bolinho bem fofinho e gostoso para o lanche da tarde.
Fiz uma cobertura de chocolate, mas sinceramente não precisa.

Ingredientes:
- 150 g de margarina
- 2 xícaras de açúcar
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 4 ovos
- 1 xícara de leite
- 100 g de chocolate granulado
- 50g de coco ralado
- 1 colher (sopa) de fermento
- 1 pitada de sal

Bater a margarina com as gemas, juntar o açúcar aos poucos, o sal dissolvido no leite e a farinha de trigo. Acrescente aos poucos o coco e o chocolate granulado. Misture o fermento e depois as claras em neve delicadamente.
Coloque em fôrma untada e enfarinhada e leve ao forno médio pré-aquecido por 30 minutos.


Cobertura:
- 2 colheres (sopa) de chocolate em pó
- 4 colheres (sopa) de açúcar
- 1 colher (sopa) manteiga
- 5 colheres (sopa) de leite


Misture tudo em uma panela e leve ao fogo até engrossar. Ainda quente despeje por cima do bolo já frio.

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Viva Jesus Nasceu!!!

"Mas tu, Belém, da terra de Judá, de forma alguma és a menor entre as principais cidades de Judá; pois de ti virá o líder que, como pastor, conduzirá Israel, o meu povo."(Mateus 2.6)

Que Jesus Cristo possa estar presente em cada coração, que suas orações possam agradecer o nascimento Daquele que veio para nos salvar, nos trazer vida eterna, uma vida de amor e glória.
Obrigada Jesus Cristo pela minha vida, obrigada pelo teu amor e tua misericórdia.
Eu te amo meu Jesus!!
Bjos, Lú.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Muffin de Chocolate



Outra receita do Zh Gastronomia, esse muffin fofinho pede um ingrediente que não conheço, procurei em várias redes de supermercado por aqui e não achei. Bem mas, como acho que quem publicou a receita já estava prevendo que muitos leitores não encontrariam o tal leite evaporado, deu a sugestão de substituir por creme de leite sem soro. Foi o que fiz, e saiu muito bom. Um muffin gostoso, macio e com pedacinhos de chocolate.

Ingredientes:
- 1/2 xícara de manteiga derretida (100g)
- 3/4 xícara de leite evaporado (1 caixinha de creme de leite)
- 2 ovos
- 1 colher (sopa) de essência de baunilha
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 3/4 xícara de açúcar
- 2 colheres (chá) de fermento em pó
- 1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
- 1/2 colher (chá) de sal
- 2 xícaras de chocolate meio amargo picado

Pré-aqueça o forno a 180°C . Em uma vasilha, bata a manteiga derretida,com o leite evaporado (ou creme de leite sem soro), os ovos, e a baunilha até ficar uma mistura leve.
Em outra tigela, peneire a farinha, o açúcar, o fermento, o bicarbonato e o sal.
Junte a mistura de ovos à de farinha e mexa bem.
Adicione o chocolate picado delicadamente.
Encha cada forminha até a beira. Leve ao forno por 20 minutos.
Fonte: ZH Gastronomia.

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Pizza de Camarão


A massa eu peguei no blog da querida amiga Cris Catlover, rendeu duas pizzas de 22 cm de diâmetro. A massa fica bem fininha, do jeitinho que eu gosto, super fácil de fazer. Valeu Cris, essa é a massa que eu tanto procurava.
O recheio fiz a minha moda, aqui todos gostamos por demais de camarão.

Ingredientes:
- 1 tablete de fermento biológico fresco
- 3/4 de xícara de água morna
- 2 1/2 xícaras de farinha de trigo
- 1/4 de xícara de azeite de oliva
- 1 colher (chá) de sal

Numa tigela dissolva o fermento na água. Junte uma xícara de farinha, o azeite e o sal. Misture bem. Ponha mais uma xícara de farinha de trigo e misture até soltar da tigela. Transfira a massa para uma superfície lisa e polvilhada com farinha de trigo. Sove-a adicionando a farinha restante aos poucos, até ficar lisa e elástica. Faça uma bola, ponha em uma tigela untada com óleo e cubra com filme plástico. Deixe descansar por 40 minutos ou até dobrar de volume (eu coloco dentro do microondas)
Abaixe a grade do forno e pré-aqueça-o em temperatura alta (230°).
Amasse a bola de massa por mais um minuto. Divida a massa ( eu gosto da massa bem fina, se preferir mais grossa não precisa dividir), abra-a, formando dois discos. Unte duas fôrmas com óleo, polvilhe com farinha, ponha os discos e asse por 10 minutos. Retire do forno, coloque o recheio e leve para assar por mais ou menos 20 minutos ou até que fique douradinha por baixo.

Recheio:
- 1 kg de camarão limpo
- 1 cebola bem picadinha
- 2 tomates sem pele bem picadinhos
- 2 dentes de alho esmagados
- molho de tomate
- 1 potinho de cream cheese
- queijo mussarela ralado grosso

Leve uma panela ao fogo com um pouco de óleo, coloque a cebola e deixe dar uma douradinha. A crescente o alho, o tomate e deixe refogar um pouquinho em fogo bem baixo. Misture o molho de tomate, sal e desligue.
A parte, coloque os camarões em uma tigela, lave bem e escorra. Ferva uma chaleira com água e jogue por cima dos camarões, mexa por um minuto, escorra (assim os camarões ficam macios). Coloque os camarões no molho que você preparou, mexa , ligue o fogo só para dar uma aquecida, desligue e coloque o cream cheese, agregue bem. Coloque por cima dos discos, sem chegar até as bordas, coloque o queijo mussarela por cima e molho de tomate em volta da borda que não foi coberta com o recheio. Leve ao forno por mais ou menos 20 minutos ou até que por baixo esteja douradinho.

domingo, 14 de dezembro de 2008

A Bíblia



"Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho."(Salmo119.105)


Hoje é comemorado o dia da Bíblia. A Bíblia é a Palavra de Deus, é nela que devemos nos inspirar para seguir o que Deus quer para nossas vidas, nossa vida familiar, nossa vida profissional... se você não conhece a Palavra de Deus, comece hoje, leia.


" ... e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará." (João 8.32)


Tenham um domingo cheio de paz.

Bjos, Lú.

sábado, 13 de dezembro de 2008

Bolo de Fubá Simples

Bolinho simples e rápido. Ele ficou meio marcadinho por cima, pois o açúcar mascavo que eu comprei veio com umas pedrinhas e no calor do forno elas derreteram formando essas marquinhas.
Como é bom tomar uma xícara de café com leite à tarde, saboreando um bolinho junto com o filhote.

Ingredientes:
- 3 ovos
- 2 xícaras de açúcar mascavo
- 1 1/2 xícara de farinha de milho
- 1 1/2 xícara de farinha de trigo
- 1/4 de xícara de óleo
- 1 pitada de sal
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 1 xícara de leite
- 1 colher (sopa) de erva-doce

Bater as claras e acrescentar o açúcar, as farinhas alternando com o leite, o óleo, a erva-doce e por último o fermento delicadamente. Untar e enfarinhar uma fôrma de pudim e levar ao forno pré-aquecido por mais ou menos 40 minutos.


quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Tribulação


"Esperei com paciência pelo Senhor e Ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor." (Salmos 40.1)
Tenho passado por momentos de tribulação, mas sei que Deus tem o comando sobre minha vida e que tudo tem um propósito, por isso espero no Senhor.
Muitas vezes desejamos que aconteça algo e ficamos tristes quando não acontece, mas Ele sabe o porquê e para quê.
Por isso, temos que agradecer esses momentos de tribulação, é difícil eu sei, mas temos que agradecer, pois Deus é fiel.
Nós não merecemos a salvação, mas Ele em sua infinita misericórdia nos dá, basta que deixemos Jesus Cristo entrar em nossa vida e nela fazer morada.
Não perca tempo, deixe Jesus Cristo entrar em sua vida.
Fiquem na paz do Senhor.
Bjos, Lú.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Tempero Mineiro Verde da Priscila



Eu sempre fiz um temperinho com alho e sal somente, mas depois que conheci esse temperinho mineiro da Priscila, estou gostando demais. Ela não coloca sal, mas eu prefiro colocar. É uma maneira prática de ter um temperinho caseiro já prontinho na geladeira, eu faço um de cebola que também é maravilhoso, depois vou postá-lo.

Ingredientes:
- 250 a 300g de alho ( mais ou menos 6 cabeças de alho grandes)
- 1 maço de cheiro verde
- 1 cebola branca cortada em quatro
- sal à gosto (eu coloquei 8 colheres (sopa) de sal)

Coloque o alho, o cheiro verde e a cebola no processador. Abra, raspe as laterais quantas vezes forem necessárias, até que sem ajuda de líquido nenhum, se tranforme em uma pasta verde. Despeje em um vidro previamente escaldado internamente com água fervente, deixando secar sozinho de cabeça para baixo em um pano de prato. Misture o sal à pasta verde, se não for usar sal, coloque um fiozinho de óleo na superfície, dê uma misturada e guarde na geladeira, sempre com um fiozinho de óleo na superfície. Dura mais de 1 mês, acredito que com o sal dure mais tempo.



segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Muffins de Baunilha e Nutella




Outro dia minha irmã ligou perguntando se eu já tinha feito muffins, foi aí que me dei conta que não tinha feito nenhum. Uns dois dias depois, a Talula postou uma receita que me deu água na boca, fiz e está aprovadíssima. É rápida e fácil.
Os muffins acabaram em minutos, foram devorados ainda morninhos.
Obrigada, Talula pela receita maravilhosa.

Ingredientes:
- 2 ovos
- 1/2 xícara de manteiga
-1 xícara de açúcar
- 1 colherinha de essência de baunilha
- 1 1/2 xícara de farinha de trigo
- 2 colherinhas de fermento
- 4 colherinhas de Nutella

Bata a manteiga com o açúcar até ficar um creme fofo. Junte a baunilha e os ovos. Acrescente a farinha de trigo e por último o fermento. Preencha 3/4 das fôrminhas de muffins e coloque por cima, espalhando com um garfo, a Nutella.
Asse por aproximadamente 20 minutos.

sábado, 6 de dezembro de 2008

Nina






Sábado passado ela fugiu, estamos muito tristes e preocupados. Quero tanto que ela volte, sinto falta das suas gracinhas e brincadeiras, e até de quando ela cismava de arranhar o sofá.

Ficamos pensando o que passou, o porquê... porquê uma gata castrada fugiria...

Desde que viemos para cá, do apartamento para casa tínhamos todo cuidado com medo dela fugir... e agora estamos assim com uma saudade enorme dessa gatinha que por três anos nos deu a imensa alegria de conviver com ela.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Bolo Cremoso de Coco

Eu estava com uma amiga aqui em casa, quando vimos a postagem da , ficamos logo com vontade de fazer esse bolinho, pois nós duas gostamos demais de bolos com coco. Copiei a receita e ficamos de fazer para comermos juntas... bem, acabou que não deu para nos encontrarmos... sabe como é filhos, casa, supermercado... olha amiga, quando você puder vir aqui, eu faço esse bolinho só pra ti.
Bolinho bom demais, ficou bem parecido com bolo pudim, aprovadíssimo.

Ingredientes:

Creme
- 1 lata de leite condensado
- 1 xícara de leite de coco
- 4 ovos

Misture todos os ingredientes numa tigela e reserve.

Massa
- 1/2 xícara de manteiga
- 1 xícara de açúcar
- 4 ovos
- 1 1/2 xícara de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de fermento em pó


Bata a manteiga e o açúcar e junte os ovos. Bata bem . Acrescente a farinha de trigo e o fermento sempre batendo. Coloque numa assadeira de 23 x 35 cm untada com manteiga.
Com cuidado derrame o creme por cima da massa para não criar buraco e leve para assar em forno quente (200°), pré-aquecido, por 30 minutos ou até dourar. Retire do forno deixe esfriar um pouco e corte em pedaços com uma espátula, e sirva em temperatura ambiente.