quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Empadão

Aqui em casa eu e meu filhote gostamos demais de empadão, meu marido não gosta muito por achar meio seco. Essa receita aprendi com a Marina, uma colega muito querida lá do Rio de Janeiro que é uma excelente cozinheira.



Ingredientes:



Massa

- 2 xícaras de farinha de trigo



- 150g de margarina



- 1/4 de xícara de água gelada



- 1 colher(café) de sal



Colocar a margarina, a farinha por cima e amassar com um garfo, colocar a água gelada já com o sal misturado, amassar com as mãos, não sovar demais, somente agregar os ingredientes. Com um rolo abrir a massa. Forrar um refratário pequeno quadrado. Separar o restante da massa para tampar e enfeitar o empadão.



Recheio:

- 500g de carne moída



- 1 copo de caldo de carne



- 1 cebola



- 3 colheres (sopa) de massa de tomate



- 2 dentes de alho



- 1 colher(sopa) de farinha de trigo



- 3 colheres (sopa) de azeite



- 1/2 lata de ervilhas



Colocar a cebola e o alho para dourar, juntar a carne moída e refogar, acrescentar a massa de tomate, a farinha, o caldo de carne e as ervilhas. Colocar o recheio por cima da massa, cobrir com a tampa, fechando bem dos lados. Pincelar com gema ( eu espalhei gergelim por cima).

Colocar em forno pré-aquecido por mais ou menos 40 minutos.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Bolo de Milho da Lú.


Esse bolinho é muito bom, tirei de um cantinho que tem receitas bem legais e diferentes. É o cantinho da minha xará.

É um bolo rápido, super prático e fica muito gostoso.


Ingredientes:

- 1 xícara de manteiga

- 1 lata de leite condensado

- 4 ovos

- 1 lata de milho verde escorrido batido no liquidificador

- 1 1/2 xícara de farinha de trigo

- 1 colher (sopa) de fermento

- 1 pacote de coco ralado

Bata a manteiga em creme e sem parar de bater, junte o leite condensado e os ovos, um a um. Acrescente o milho batido no liquidificador.
Por último, misture levemente, o coco, a farinha de trigo e o fermento. Despeje a massa do bolo em uma fôrma untada e enfarinhada, redonda com buraco no meio. Forno pré-aquecido (180°) e asse por 30 minutos aproximadamente.

sábado, 25 de outubro de 2008

Bolo de Banana Dona Edith.


Esse bolo é receita da mãe de uma amiga, a D.Edith. Lembro que a primeira vez que fui visitá-la, me recebeu com esse bolinho. Me apaixonei e faço sempre. Gosto do perfume que ele deixa pela casa.

Ingredientes:

- 3 xícaras de farinha de trigo

- 2 xícaras de açúcar

- 1 colher (café) de sal

- 4 colheres (chá) de fermento em pó

- 2 ovos

- 100g de manteiga ou margarina

- 1 xícara de leite morno

- banana d'água (nanica ou caturra) bem madura cortadas em fatias finas*

- açúcar e canela misturados *

Misturar os 4 primeiros ingredientes e abrir um buraco no meio. Colocar os ovos, o leite e a manteiga, misturando muito bem (a consistência tem que ficar cremosa, precisando colocar mais leite).
Untar uma fôrma e enfarinhar. Espalhar metade da massa, colocar as fatias de banana, polvilhar com a mistura de açúcar e canela, colocar o restante da massa, mais fatias de banana e polvilhar novamente com o açúcar e canela. Levar ao forno pré-aquecido por 30 minutos ou até estar bem coradinha.

* a quantidade de banana e a mistura de açúcar e canela, fica à gosto de cada um, eu coloco bastante banana, pois gosto muito.


sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Meus amores estão voltando para casa.








Meus amores foram embora hoje. Foi tão bom esses 15 dias que ficaram aqui. Pena passar tão rápido, sempre fica a sensação de que poderia ter curtido mais um pouco... mas fazer o quê?!
Te amo pai e mãe, vocês são importantes demais em minha vida.
Espero vocês logo, logo de volta.


quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Suflê de Cenoura.


Esse suflê me traz lembranças de alguém que já se foi, de alguém que foi muito importante na minha vida... alguém que admirei, que amei... minha querida e amada Madrinha.
Ela quase sempre tinha esse suflê na mesa, de cenoura ou chuchu.

Ingredientes:

- 2 cenouras médias cozidas (ou 2 chuchus)

- 1 batata cozida

- 1 copo de leite

- 2 ovos

- sal

- 2 colheres (sopa) de queijo ralado á gosto
- amido de milho

Bater no liquidificador esses 6 primeiros ingredientes. Dessa mistura medir quantos copos de 200ml dão, e para cada copo acrescentar 1 colher de sopa de amido de milho. Untar um pirex e levar ao forno médio por mais ou menos 30 minutos ou até estar douradinho.

domingo, 19 de outubro de 2008

Bolo Verde.


Eu tenho essa receita a muito tempo que peguei do jornal, mas a uns dias atrás procurando um bolo diferente me deparei com ela, como não tinha os ingredientes ficou para depois. Ontem fui no supermercado e lembrei de comprar a mistura para bolo de limão e fiz esse bolinho que realmente é muitíssimo bom, bem fofinho e saboroso. Não coloquei a cobertura sugerida, pois não gosto de nada muito doce, mas vou deixar a receita pra quem gostar. A foto não ficou muito boa, meio fora de foco, nem deu pra ver direito como ele fica bem verde mesmo. O bolo também é bem fácil, já fiquei imaginando fazer com outros sabores... bolo amarelo, bolo vermelho...


Ingredientes:

- 1 pacote de bolo de limão

- 1 pacote de gelatina de limão

- 4 ovos

- 1 xícara de óleo

- 1 copo de iogurte

- 1 colher (sopa) de fermento em pó


Na batedeira, bata as gemas com o iogurte. Misture o fermento no pacote de bolo. Acrescente o pacote de bolo de limão, a gelatina e o óleo e bata mais um pouco.
Retire da batedeira e adicione as claras em neve, misturando delicadamente.Coloque em uma fôrma retangular, untada e enfarinhada.

Leve ao forno pré-aquecido, em temperatura média.

Cobertura:

- 1/2 lata de leite condensado

- suco de 1 limão

Retire do forno e fure o bolo com um garfo. Com o bolo ainda quente, cubra com o leite condensado batido com o suco de limão.

Fonte: ZH Gastronomia.

domingo, 5 de outubro de 2008

Pudim de Maria Mole


Quando vi esse pudim no Cantinho da Nani, fiquei logo com vontade de fazer, e quando surgiu a oportunidade... mãos a obra...
Eu mudei a calda, a Nani fez de caramelo e eu fiz de chocolate... mas vai bem com muitas e muitas outras, é só dar asas a imaginação. Obrigada amiga por mais uma delícia.


Ingredientes:

- 1 caixa de maria mole

- 1 lata de creme de leite

- 1 lata de leite condensado

- 1 1/2 lata de leite

Coloque no copo do liquidificador o leite bem quente e o pó para maria mole. Bata bem, para se agregarem. Desligue e deixe esfriar.
Após esfriar acrescente o leite condensado e o creme de leite sem o soro. Bata novamente
Coloque a mistura em uma fôrma untada com óleo. Leve a geladeira por no mínimo 5 a 6 horas ou de um dia para o outro. Desenforme e jogue a calda por cima.

Calda de Chocolate:

- 2 colheres (sopa) de chocolate em pó
- 1/2 xícara de água
- 1 colher (sopa) de margarina
- 2 colheres (sopa) açúcar

Leve ao fogo o chocolate em pó, a água, o açúcar e a margarina. Deixe ferver e retire do fogo. Espere esfriar e coloque por cima do pudim.

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Meu blog está de Aniversário!



Como passou rápido, nem acredito. Fico feliz de ter conhecido pessoas tão queridas através do blog... com a troca de experiências... O blog é um pedacinho da gente, onde dividimos o que gostamos.
Estou curtindo demais o meu cantinho, é claro que gostaria de ter mais tempo dedicado a ele, mas tenho um montão de outras coisas também... bem, vou postando aos pouquinhos, e posso dizer que mesmo assim é muito bom!!
Bjos, Lú.