sexta-feira, 30 de maio de 2008

Bolo de Fubá Molhadinho.


Essa receita é da minha mãe, lembro que quando pequena eu ficava muito feliz quando ela fazia. Essa foi umas das primeiras receitas de bolo que comecei a fazer depois de casada, pois além de ser super fácil é bem rapidinha. Quando tenho algum encontro com as amigas, que cada uma leva algo, elas sempre pedem que eu faça esse, pois adoram. Tudo é batido no liquidificador, e não se assustem, pois a consistência da massa é bem líquida, mas pode ter certeza que dá super certo.

Ingredientes :

- 3 ovos

- 3 xícaras de leite
- 2 colheres (sopa) de margarina ou manteiga

- 3 colheres (sopa) de farinha de trigo

- 1 pitada de sal

- 2 xícaras de açúcar
- 1 1/2 xícara de fubá (farinha de milho fina)

- 1 colher (sopa) de fermento

- 1/2 pacote de coco ralado (50g)

- 3 colheres (sopa) de queijo ralado

No liquidificador, coloque primeiro os ingredientes líquidos, vá batendo e adicionando, aos poucos, os secos. Coloque a massa (que fica bem líquida) em uma fôrma untada e enfarinhada, e leve ao forno médio, pré-aquecido, por mais ou menos 30 minutos ou até que por cima do bolo esteja douradinho.

terça-feira, 20 de maio de 2008

Mimo.


Fiquei muito feliz por receber o selinho da amizade. Quem me mandou foi a querida Mel, que tem um cantinho muito lindo, o Angu & Pirão (http://www.melissarbryar.blogspot.com/), obrigada Mel.
Bem, agora tenho que escolher 10 blogs... tenho um carinho especial por muito mais que isso, mas vou tentar indicar aqueles que ainda não receberam.
A regra deste selinho é :
- copiar o selo no blog
- nomear 10 blogs amigos
- visitá-los, e avisar as amigas sobre a nomeação, para que a indicação circule em outros blogs
- além de passar adiante, você deve visitar os nove blogs que foram nomeados juntamente com o seu.
Não esqueça de avisar os blogs escolhidos !!!
Minhas amigas indicadas são:
- Cantinho da Nani (http://www.lugarzinhodanani.blogspot.com/) - Nani
- Curados para o Propósito (http://www.curadosparaoproposito.blogspot.com/) -Sane
- Cozinha da Iliane (http://www.cozinhadailiane.blogspot.com/) -Iliane
- Blog da Claudinha (http://www.claudinha.blog.zip.net/) -Claudinha
- Cerâmica Edição Limitada (http://www.ceramicaedicaolimitada.blogspot.com/) -Vera
- Mix de Sabores (http://www.mixdesabores.blogspot.com/) -Cris
" Senhor, peço que derrames teu Espírito no coração de minhas amigas. Que elas possam encher-se a cada dia com teu amor e tua graça. Ajuda-as a estarem sempre perto de ti e sentirem tua presença, desde agora e sempre, amém."

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Conserva de Cebolinhas

Fiz essa conserva especialmente para meu pai, ele gosta demais de cebola. Bem, eu uso cebola como tempero, sempre bem miudinha, ou em rodelas no bife acebolado, ou bem fininha na pizza calabresa... mas comê-la crua... nem pensar... sou a única da família que não gosta de sentir aquele "crec" da cebola crua...
Meu pai é bem magrinho... quem convive com ele não acredita, pois está sempre mordiscando algo. Quando vem ficar aqui comigo, eu acho uma graça, pois enquanto eu preparo o almoço, ele fica do lado comendo uma cebola... crua é claro... ui...
Essa receita eu peguei num cantinho muito popular e que todas as blogueiras tem paixão, o Rainhas do Lar, fiz meia receita.

Ingredientes:
- 1 kg de cebolinhas descascadas
- 4 cravos
- 2 folhas de louro
- 1 litro de vinagre branco
- pimenta calabresa à gosto
- 1 alho
- 1 colher de sobremesa de sal.

Coloque as cebolinhas, o cravo e uma folha de louro numa panela e cubra com água fervendo, cozinhe por 5 minutos. Escorra as cebolinhas, descarte o louro e os cravos e enxugue-as. Coloque as cebolinhas em um vidro esterelizado. Em uma panela ferva o vinagre com uma folha de louro, a pimenta calabresa, o alho e o sal. Cubra as cebolinhas com o vinagre fervendo, espere esfriar, junte um pouquinho de azeite (opcional), feche o vidro e leve à geladeira. Fica bom depois de curtido uma semana.
Use na salada, na carne ou para acompanhar uma cervejinha (dica do Rainhas).

Fonte: Rainhas do Lar.

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Feliz Aniversário Sane !

Querida irmã, parabéns, felicidades nesse dia tão especial. O que posso falar de você... que és uma irmã maravilhosa, uma amiga para todos os momentos, uma mãe dedicada e amorosa, uma filha atenciosa e meiga, uma mulher de honra e fé.
Você me ensinou e continua ensinando tantas coisas. Que Jesus Cristo continue abençoando tua vida com muita paz, saúde e alegrias.

"Bendirei o Senhor em todo tempo, o seu louvor estará sempre em meus lábios." (Sl 34.1)

Que a paz do Senhor esteja contigo, minha amada irmã, um grande beijo, Lú.



terça-feira, 13 de maio de 2008

Panqueca Alemã.

Essa receitinha veio no ZH Gastronomia, sou fã desse jornal, sempre com receitas novas e práticas. Bem, a foto não tá muito boa, mas eu tô aprendendo. Eu fiz metade dessa receita, pois não tenho uma frigideira muito grande. Ficou muito bom, meu filhote adorou.

Ingredientes:

- 200g de farinha de trigo

- 3 ovos

- 250ml de leite

- 160 ml de água

- 1 colher (chá) de sal

Recheio:
- queijo

- presunto e orégano

Bata os ovos até que cresçam. Junte, alternadamente, a farinha de trigo peneirada e o leite misturado com a água. Deixe descansar por 20 minutos na geladeira. Em uma frigideira bem quente, coloque um pouco de manteiga e frite de um lado, abaixe o fogo para cozinhar bem a massa. Vire, deixe assar um pouco o outro lado, coloque o recheio em metade da massa, dobre e frite dos dois lados.

Fonte: ZH Gastronomia.

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Bolo de Amendoim


Amendoim é um ingrediente que sempre me faz suspirar, gosto dele puro e em comidinhas doces e salgadas. Esse bolinho ficou muito saboroso e me surpreendeu pela leveza e fofurice, a mistura das farinhas ficou uma maravilha. Me inspirei numa receita do ZH gastronomia que leva pasta de amendoim, mas como eu só tinha farinha de amendoim, foi com ela que fiz. A outra alteração foi diminuir o fúba e colocar farinha de trigo. Vou postar a receita original e as alterações que fiz ao lado.


Ingredientes :

- 3 gemas

- 2 xícaras de açúcar
- 100g de margarina

- 1 xícara de leite

- 2 1/2 xícaras de fubá ( coloquei 2 xícaras de fubá + 1/2 de farinha de trigo)

- 1/2 xícara de maisena

- 1 colher (sopa) de fermento em pó

- 1 xícara de pasta de amendoim (coloquei 1 xícara de farinha de amendoim)

- 3 claras em neve


Bata as gemas com o açúcar e a margarina até formar uma mistura cremosa. Misture as farinhas (fubá, maisena e farinha de trigo) em uma vasilha à parte. Junte o leite alternando com a mistura das farinhas. Adicione a pasta de amendoim ou a farinha de amendoim e misture. Coloque o fermento e misture suavemente. Incorpore as claras em neve, delicadamente. Coloque em uma fôrma de buraco no meio, untada e enfarinhada, leve ao forno pré-aquecido, em temperatura média.

Fonte: ZH Gastronomia.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Bolo de Café Denise.



Sentir aquele aroma do café é uma delícia para mim, sinto um conforto, uma volta a infância... aqui em casa nem sempre faço, tomo mesmo o instantâneo, pois só eu tomo,e aí fazer só para eu tomar não gosto. Mas quando meus pais ficam aqui comigo... tem café passado todos os dias...


E hoje para homenagear o delicioso café, vou postar esse bolinho que minha amiga Denise deu a receita. Minha única alteração foi colocar um pouquinho de leite (1/2 xícara), pois achei a massa muito pesada na hora de mexer.

Ingredientes:

- 3 xícaras de farinha de trigo

- 3 ovos

- 1/2 xícara de óleo

- 2 xícaras de açúcar

- 1/2 xícara de café passado (líquido)

- 1 colher (sopa) de fermento

Bater no liquidificador os ovos, o óleo, o açúcar e o café. Juntar aos poucos em uma vasilha a farinha de trigo e o fermento. Eu coloquei mais 1/2 xícara de leite. Untar uma fôrma e enfarinhar, levar ao forno pré-aquecido, forno médio, por mais ou menos 30 minutos.

Cobertura:

- 2 colheres (sopa) de nescau

- 2 colheres (sopa) de amido de milho

- 2 colheres (sopa) de margarina

- 1 1/2 xícara de leite

Dissolver o amido no leite e colocar em uma panela com a margarina e o nescau. Mexer até dar ponto de mingau mole, se ficar muito grosso colocar mais leite.

domingo, 4 de maio de 2008

Estou de Volta !!








Meus pais, exemplo de vida e amor...


Minha viagem foi ótima, como é bom estar junto de quem amamos. Foi rápido, mas valeu a pena cada segundo. Te amo pai, mãe, irmã, afilhada, sobrinha e cunhado, vocês são especiais demais em minha vida.

Sinto muita falta de vocês, mas meus amores aqui também me fazem muita falta, o que fazer, morar longe é assim... meus avós por parte de pai vieram da Espanha, meus avós por parte de mãe do nordeste... deixaram os pais, irmãos... e assim é a vida... mas que bom que graças à Deus posso vê-los durante o ano e falar quase todos os dias.


Jade minha linda...


Amanda minha princesa...

Sane, amada irmã...