sábado, 26 de abril de 2008

Viagem


Oi pessoal, passei aqui rapidinho para dar um alô, estou no Rio visitando minha família e está sendo maravilhoso o colinho da mamãe, do papai e o carinho da irmã, afilhada e sobrinha. Eles são uma benção em minha vida.
Semana que vem estarei de volta com a graça de Deus, visitando todos os cantinhos maravilhosos e postando mais receitinhas.
Bjos, Lú.

terça-feira, 22 de abril de 2008

Carreteiro de Coração



A cabeça de uma dona de casa está sempre a fervilhar pensando no que vai fazer para alimentar suas boquinhas. Tinha uma bandeijinha de coração e então resolvi fazer um carreteiro, receita anotada pelo meu pai que passou em um programa na tv, já faz um bom tempo, não lembro qual. Fica bem gostoso, molhadinho e é bem rápido o preparo.


Ingredientes:

- manteiga e azeite
- 500 g de coração de galinha
- alho
- sal
- cebola picadinha
- tomate sem pele picadinho
- 1 tablete de caldo de galinha (dissolva em 1/2 xícara de água)
- 2 xícaras de arroz
- 3 copos de cerveja (coloquei 1 1/2 copo de cerveja e o restante de água )
- 2 colheres (sopa)de extrato de tomate (por minha conta)
- salsinha à gosto

Coloque a manteiga e o azeite na panela, doure a cebola, acrescente o alho picadinho e os corações cortados ao meio e frite um pouco, coloque o tomate e depois o arroz, frite. Coloque o caldo de galinha, a cerveja, o extrato de tomate e um pouco mais de água se precisar e deixe cozinhar. Não deixe secar completamente, deve ficar molhadinho.

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Bolo de Morango


Bolinho fofinho, esse não ficou grande, é um bolo pequeno, fiz uma pequena alteração, a receita pedia adoçante em pó forno e fogão e eu coloquei açúcar branco mesmo, pois não costumo usar adoçantes, deu certo. Terminou meu estoque de morangos congelados, agora vou esperar a próxima safra... snif, snif...



Ingredientes:
- 2 xícaras de morangos

- 2 ovos

- 1/2 xícara de adoçante em pó forno e fogão (coloquei 1/2 xícara de açúcar branco)

- 1/4 de xícara de óleo de girassol

- 1 1/2 xícara de farinha de trigo

- 1 colher (sopa) de fermento em pó

- 1 colher de chá de raspas de laranja


Amasse os morangos. Reserve. Bata no liquidificador, os ovos, o adoçante (ou açúcar) e o óleo. Adicione os morangos e mexa bem. Misture a farinha e o fermento e adicione a mistura de morangos. Acrescente as raspas de laranja e misture. Coloque a massa numa fôrma untada e enfarinhada. Leve para assar em forno médio até ficar firme.


Fonte: ZH Gastronomia.

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Nina.

Hoje quero apresentar a minha gatinha, o nome dela é Nina, ela é uma fofurinha, tem dois aninhos.



Ela adora tirar uma soneca, em cima do baú, atrás das portas, e se tiver uma porta de armário aberta... é lá que ela vai...





A janela também é um dos lugares preferidos, para tomar um ar fresquinho da noite.





E não pode ver a mamãe deitada ou sentada, quer logo se aninhar no colo. Bichinhos são assim, nos conquistam, fazem parte da família... como não amar uma lindinha dessas...





quinta-feira, 10 de abril de 2008

Bolo de Chocolate com Farinha Láctea.


Já é a quarta vez que faço esse bolo, quando vi a receita no programa Mais Você, achei que deveria ser muito gostoso, pois se farinha láctea já é boa pura, imagina como ingrediente de um bolinho... e não me arrependi, ele é bom demais. Fiz duas alterações, usei chocolate em pó no lugar do achocolatado e leite no lugar da água. Não coloquei cobertura mas vou postar a que foi passada.



Ingredientes:

- 3 xícaras de farinha de trigo

- 2 xícaras de açúcar

- 1 xícara de achocolatado (usei chocolate em pó)

- 1 colher (sopa) de chocolate em pó

- 1 xícara de farinha láctea

- 125 ml de óleo

- 225 ml de água quente (usei leite quente)

- 3 ovos inteiros

- 1 pitada de sal

- 5 colheres (café) de fermento em pó



Numa tigela misture a farinha, o açúcar, o chocolate em pó, a farinha láctea e o óleo. Acrescente aos poucos a água quente ou leite quente, misturando bem. adicione delicadamente os ovos inteiros. Junte a pitada de sal e continue misturando, adicione o fermento em pó suavemente, só para incorporá-lo a massa. Transfira para uma fôrma de pudim grande, bem untada e leve ao forno pré-aquecido e asse por cerca de 30 minutos.

Forno a 275°C.


Cobertura:

- 2 latas de leite condensado

- 3/4 de xícara de chocolate em pó

- 1 colher (sopa) de margarina sem sal



Misture o leite condensado, o chocolate em pó e a margarina e leve ao fogo até ferver.



Fonte: Programa Mais Você.

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Pão de ló com recheio de morango e cobertura de chocolate



Meu marido não é muito fã de bolos e doces em geral, mas adora pão de ló, e a tempos vinha me pedindo pra fazer um com recheio de morangos. A receita do pão de ló eu peguei de uma cozinha que gosto muito e que tem um monte de coisas boas que é a Cozinha da Iliane. O recheio foi um tipo de geléia que fiz misturada com creme de leite e a cobertura de chocolate ao leite.



Pão de ló levíssimo

- 4 ovos separados

- 3 xícaras de farinha de trigo

- 2 xícaras de açúcar

- 1 colher (sopa) de fermento em pó

- 1 xícara de água fervente



Bata as claras em neve e reserve. Em uma tigela grande, coloque as gemas com a água fervente e bata até a espuma subir até as bordas. Junte o açúcar e bata mais alguns minutos. Sem parar de bater, junte a farinha de trigo aos poucos e bata por 20-30 minutos em batedeira comum (a Iliane deu a dica de não bater menos, pois o resultado não sairia igual, mas confesso que não arrisquei a bater todo esse tempo, pois minha batedeira já é meio velhinha e começou a esquentar demais, eu bati uns 15 minutos). Junte então o fermento e as claras em neve e mexa delicadamente com movimentos circulares de baixo para cima e leve para assar em forno pré-aquecido em fôrma untada e polvilhada. Antes de colocar no forno bata a assadeira com a massa algumas vezes numa superfície dura para tirar eventuais bolhas de ar que podem expandir e causar a quebra do bolo na hora de desenformar. Asse em forno quente nos primeiros 10 minutos e depois abaixe para médio. Desenforme morno. Use como base para rocamboles, bolos de aniversário ou pavês.



Fonte: Cozinha da Iliane.



Recheio de morangos:

- 500 g de morangos

- 1 xícara de água

- 1 xícara de açúcar

- 1 caixinha de creme de leite



Coloque os morangos numa panela com a água e o açúcar, mexa e deixe cozinhar até virar uma pasta. Retire do fogo misture o creme de leite e deixe esfriar. Corte o pão de ló ao meio, molhe com guaraná e recheie.



Cobertura:

- 500 g de cobertura de chocolate ao leite



Coloque o chocolate em uma panela ou no microondas e derreta. Coloquei por cima do bolo com chocolate granulado.






sexta-feira, 4 de abril de 2008

Quiche à minha Moda


Estva lembrando de uma empadinha de queijo que minha mãe sempre fazia nos nossos aniversários, então peguei a receita e fui adaptá-la ao nosso almoço. E veja o que deu...


Ingredientes :

Massa:
- 1 1/2 xícaras de farinha de trigo
- 1 tablete de margarina (100g)
- 1/2 colher(café) de sal
- 1/2 colher (sopa) de leite
- 1 gema
- 1/2 colher de fermento

Misturar todos os ingredientes e forrar um refratário com a massa.

Recheio:
- 400 g de carne moída

- 1 cebola pequena picadinha

- 1 tomate sem pele picadinho

- 3 dentes de alho esmagados

- orégano, sal e pimenta à gosto

- 3 colheres (sopa) de extrato de tomate

Coloquei um pouco de óleo na panela com a cebola, em fogo baixo, até elas murcharem, coloquei o alho dei uma douradinha, acrescentei a carne moída, e fritei um pouco, coloquei o tomate picadinho e o extrato de tomate. Coloque os temperos e deixe mais um pouco, desliguei o fogo. Deixe o recheio esfriar e coloque por cima da massa.

Cobertura :
- 1 ovo

- 1 clara (a que sobrou da massa)

- 3 colheres (sopa) de queijo ralado

- 1/2 xícara de leite

Misture todos os ingredientes e despeje sobre o recheio. Leve ao forno pré-aquecido por mais ou menos 30 minutos ou até estar douradinho.

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Pão/Bolo com Mirtilos.


Quando vi essa receita da Fer do blog Chucrute com Salsicha, fiquei com muita vontade de experimentar. Na verdade era para colocar frutinhas vermelhas e nozes, mas como eu não tinha coloquei mirtilos e castanhas do Pará e ficou uma maravilha. Eu chamaria mais de bolo, pois a textura é super macia e molhadinha. É um bolo pequeno e que acaba num piscar de olhos. Obrigada Fer, pela receita deliciosa.



Ingredientes:

- 1 xícara de cranberries frescas (eu coloquei 1 xícara de mirtilos)

- 8 colheres de sopa de açúcar

- 1 ovo

- 2 colheres (sopa) de manteiga derretida

- 2 colheres (chá) de raspas de laranja

- 1 1/2 xícara de farinha de trigo

- 2 colheres (chá) de fermento em pó

- 1/2 colher (chá) de sal

- 1/2 xícara de leite

- 1/2 xícara de nozes picadas (coloquei 1/2 xícara de castanhas)



Pique as cranberries (ou mirtilos) e salpique com 3 colheres (sopa) de açúcar. Bata o ovo, a manteiga, as 5 colheres restantes de açúcar e a casca de laranja. Acrescente as frutinhas picadas. Junte a farinha que foi misturada com o fermento e o sal. Misture, acrescente o leite e misture bem, vigorosamente. Adicione as nozes picadas (ou castanhas) e coloque a massa numa fôrma de pão untada com manteiga. Asse em forno pré- aquecido, médio, por uma hora. Deixe esfriar e desenforme.



Fonte: Chucrute com Salsicha.

terça-feira, 1 de abril de 2008

Minitorta de Espinafre e Ricota.


Essa minitorta é uma das preferidas do meu marido, é rápida, fácil e saudável. Uma pena que meu filho nem toca, não é chegado em espinafre. Tomara que ele mude, assim como eu, que era uma chata para comida, não queria provar nada diferente, legumes e verduras... nem pensar... mas quando fiquei grávida, não sei se pelo instinto materno, eu comecei a comer um monte de coisas que eu dizia não gostar e hoje como de tudo, e se tiver algo diferente provo...
Copiei essa receita a algum tempo de uma revista mas não lembro qual.

Ingredientes:
- 2 1/2 xícara de espinafre
- 1/2 xícara de cebola picada
- 1 1/2 xícara de ricota
- 2 ovos
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
- sal, pimenta e noz-moscada

Misture o espinafre com a cebola numa panela e deixe cozinhar. Escorra bem e reserve. Numa tigela, bata os ovos com um garfo e misture a ricota, os temperos, a farinha e, por último, o espinafre e a cebola. Despeje em fôrma refrataria pequena untada e leve ao forno médio por cerca de 20 minutos.
Rendimento: 4 porções.