sábado, 29 de março de 2008

Bolo para o Lanche.



Mais um bolinho bem fofinho, que leva iogurte natural e queijo ralado. Bem, a receita também pedia uva passa, mas não coloquei, pois meu filhote não gosta de passas.

Ingredientes :

- 5 colheres de sopa de margarina (100g)

- 4 gemas

- 2 xícaras de açúcar

- 1 1/2 xícara de farinha de trigo

- 1/2 xícara de amido de milho

- 1 colher (sopa) de fermento em pó

- 1/2 xícara de queijo ralado

- 1 copo de iogurte natural

- 1/2 xícara de uva passa (eu não coloquei)

- 4 claras em neve

- 3 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro


Bata bem a margarina, as gemas e o açúcar. Junte os ingredientes secos peneirados, o queijo, o iogurte e a uva passa e misture. Acrescente as claras, misturando delicadamente. Coloque numa assadeira retangular (média) ou de pudim grande, untada e enfarinhada. Leve ao forno médio, já aquecido, por 35 minutos. Polvilhe com o açúcar de confeiteiro.
Fonte: embalagem de Maizena.

sexta-feira, 28 de março de 2008

La Magia del Tango.

Sábado, fomos assistir esse espetáculo maravilhoso no Theatro São Pedro. Fiquei encantada, é lindo e fascinante, dá uma enorme vontade de aprender a dançar tango. Os dançarinos, os cantores e a orquestra são o máximo. Vale muito a pena assitir, recomendadíssimo. Uma pena foi minhas fotos que sairam horríveis, escuras e muito longe... a melhorzinha, se posso ousar dizer isso, foi essa aí debaixo... tenho que fazer um curso urgente de como mexer com essa máquina...

Aqui vai uma foto e texto sobre o espetáculo :


Espetáculo da Companhia de Dança de Paulo Pinheiro, La Magia Del Tango apresenta a história e a trajetória do tango em duas partes: uma com coreografia e a outra com a apresentação de uma orquestra típica no palco.


A montagem traz 30 artistas entre bailarinos, músicos e cantores. O espetáculo tem a participação especial dos bailarinos Marcelo Leal e Michelli Silva e do cantor Daniel Torres.


quinta-feira, 27 de março de 2008

Omelete do Lú.


Meu filhote também gosta de "às vezes" ir para cozinha. Gosta de inventar omeletes, sanduíches, um milk shake esquisito, e me ajudar a bater um bolinho. Bem, o omelete ficou meio quebradinho, parecendo mais uma fritada, mas estava bem gostoso. Eu conheço homens que não sabem fazer nada na cozinha, mas isso já está se tornando raro, graças à Deus, eles agora fazem questão de inventar e preparar maravilhas... palmas para eles !!!



Ingredientes :



- 3 ovos

- 3 colheres (sopa) de milho

- 1 colher (sopa) de queijo ralado

- 1 colher (sopa) de queijo branco picadinho

- 1 colher (sopa) de salsinha picadinha

- sal à gosto



Bater os ovos e acrescentar os demais ingredientes, despejar em uma frigideira antiaderente com um pouquinho de óleo, dourando dos dois lados.



segunda-feira, 24 de março de 2008

Bolo de Laranja


Eu não dispenso meu café da tarde, minha mãe sempre teve esse costume e levei para minha casa também. E como eu amo de paixão café com leite, nada melhor se ele vir acompanhado de um bolinho... esse é de laranja... alguém quer me acompanhar ?



Ingredientes :



- 1 xícara de margarina

- 4 gemas

- 2 xícaras de açúcar

- 2 xícaras de farinha de trigo

- 1 xícara de maisena

- 1 xícara de caldo de laranja

- 1 pitada de sal

- 1 colher (sopa) de fermento em pó

- 4 claras em neve



Bater as gemas com a margarina e o açúcar, bem batido. Misturar os outros ingredientes e por último as claras em neve. Coloque em uma fôrma untada e polvilhada com farinha de trigo. Levar ao forno médio, já aquecido, de 30 a 45 minutos.



terça-feira, 18 de março de 2008

Panquecas da Sane

Panquecas... a receita da massa foi minha irmã quem deu, eu já tentei outras, mas a que sai realmente boa é essa. Peguei uma dica muito especial da Lica (http://www.saboresdalica.blogspot.com/), que é colocar molho de tomate embaixo das panquecas e um molhinho branco por cima, eu achei que fica muito melhor assim, pois colocava o molho somente por cima.

Eu gosto de estar aprendendo, testando, e tem sido uma verdadeira escola o mundo dos blogs de culinária. Que ótimo fazer parte dele e conhecer tantas pessoas legais e com disposição para dividir seus conhecimentos. Um abraço a todos.



Ingredientes da massa :


- 2 copos de farinha de trigo (eu uso como medida o copo de requeijão)

- 2 1/2 copos de leite

- 1 ovo

- sal à gosto



Bata todos os ingredientes no liquidificador, eu costumo colocar um pouco de salsinha ou um pedacinho de cenoura para dar uma corzinha. Numa frigideira antiaderente, vá colocando um pingo de óleo e conchas da massa, fritando dos dois lados.

Eu fiz o recheio de carne moída refogadinha e coloquei depois de frio um pouco de requeijão. Fica muito bom também : frango desfiado, um creme de espinafre, camarão...
Coloquei numa travessa molho de tomate caseiro, as panquecas e por cima um molho branco salpicado com queijo ralado. Levei ao forno médio, já aquecido, de 20 a 30 minutos.



Molho branco :



- 1 colher(sopa) de manteiga

- 1 cebola ralada

- 1 dente de alho picado

- 1 colher(sopa) de maisena

- 500 ml de leite

- sal, pimenta-do-reino e noz-moscada à gosto



Aqueça a manteiga e refogue a cebola e o alho. Dissolva a maisena em um pouco de leite e misture bem. Junte o restante do leite, aos poucos, mexendo sempre para não formar grumos. Abaixe o fogo e continue mexendo até levantar fervura. Tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada.

sábado, 15 de março de 2008

Bolo de Fubá da Vovó


Que bolinho gostoso, bem fofinho... um pecado que eu não tinha erva-doce para colocar, mas já está anotadinho para comprar. No lugar da erva-doce, só para dar uma graça, eu coloquei sementes de papoula. Essa receitinha eu tirei do ZH Gastronomia, que faz parte do jornal que assino. Fico esperando toda sexta-feira para ver as novas receitinhas e aumentar minha coleção.



Ingredientes :


- 3 xícaras de farinha de milho

- 2 xícaras de farinha de trigo

- 2 xícaras de açúcar

- 1 colher (sopa) de fermento em pó

- 1 colher(chá) de bicarbonato de sódio

- 4 ovos

- 1 xícara de leite

- 1/2 xícara de óleo

- 1 colher (chá) de erva-doce



1) Bata na batedeira os ovos, o óleo, o açúcar e a erva-doce.



2) Quando estiver bem batido, acrescente o leite, as farinhas, o fermento e o bicarbonato e bata mais um pouco até que tudo esteja bem misturado.



3) Leve ao forno pré-aquecido, em assadeira untada e polvilhada, em temperatura média, por 45 minutos.



Fonte : ZH Gastronomia


quinta-feira, 13 de março de 2008

Parabéns meu Filho !

Parece que foi ontem, lembro com riqueza de detalhes o dia em que te tive pela primeira vez em meus braços. Não há palavras que possam expressar todo o meu sentimento, todo meu amor por ti... passa tudo tão rápido, que nem dá tempo de nos acostumarmos com tamanha mudança, fica díficil não te olhar como meu bebê, apesar de ter que levantar minha cabeça pra te olhar quando está de pé, já faz algum tempo... a sua voz já não é mais aquela que vivia me perguntando tudo... e agora já não me quer o tempo todo a sua volta... o que fazer... você cresceu e agora já começou a voar...

Meu filhote, que Deus te proteja sempre, que guarde teu caminho, tuas decisões e que tua vida seja abençoada com muita saúde, paz, amor, sabedoria e alegrias.



"Que Deus seja tão importante pra você, como você é importante para Ele."

Te amo, te amo, te amo !!!
Bjos, Mamãe.

terça-feira, 11 de março de 2008

Geléia de Uva da Mosinha


Geléia caseira é tudo de bom, para passar num pãozinho de manhã...huumm, eu adoro. Minha cunhada Mosinha faz que é uma beleza, aproveita sempre o que está na época e o que é melhor no fogão a lenha... vamos combinar, tudo feito no fogão a lenha fica muito mais saboroso, o gostinho é diferente, né minha gente ?!

sábado, 8 de março de 2008

Bolo de Fubá Salgado


Eu sempre usei fubá para fazer bolos doces e polenta, nunca tinha usado para fazer um bolo salgado, fiquei com um pouquinho de medo de não dar certo... mas que surpresa que tive, é bom demais... fica bem fofinho e que sabor maravilhoso, está recomendadíssimo.

Mais uma vez tirei a receita do blog da querida Lica (http://www.saboresdalica.blogspot.com/).

Obrigada, amiga, por mais uma receita tão saborosa.



Ingredientes :



- 1 1/2 xícara de fubá

- 1 1/2 xícara de farinha de trigo

- 2 colheres (sopa) de fermento em pó

- 2 colheres(sopa) de açúcar

- 1 1/2 colher (chá) de sal

- 1 1/2 xícara de leite

- 2 ovos

- 1/4 de xícara de óleo



No liquidificador coloque nessa ordem : leite, ovos, óleo, açúcar, sal, fubá e farinha de trigo, bata até que esteja bem homogêneo. Retire do liquidificador e com cuidado junte o fermento em pó. Coloque um pouco de massa numa assadeira untada e enfarinhada, coloque o recheio e cubra com o restante da massa. Leve para assar em forno médio, faça o teste do palito.

Recheio : eu fiz um refogado de carne moída com cebola, alho, tomate, salsinha, pimenta calabresa e molho de tomate, mas você pode usar frango desfiadinho, ou outra versão de recheio.



Fonte : Sabores da Lica.





sábado, 1 de março de 2008

Massa com Galinha


Eu aprendi esse prato quando vim morar aqui, pois lá no Rio não temos o costume de comer macarrão com galinha, assim tudo junto, bem, pelo menos não na minha família e pessoas próximas.

É super prático, rápido, uma refeição única, que vai muito bem acompanhada de uma saladinha e só, não precisa mais nada. As quantidades cada um decide, vai depender de quantas boquinhas a família tem.


Ingredientes :

- 1 peito de frango grande sem pele, pode ser com ou sem osso (eu geralmente faço com osso e corto em quatro)

- 2 sobrecoxas também sem pele

- 400 g de macarrão (eu usei espaguete)

- 1 cebola picadinha

- 2 tomates picadinhos

- 3 colheres (sopa) de extrato de tomate

- pimenta à gosto

- alho

- sal

- óleo

Tempere o frango com alho e sal e deixe pegando o gostinho. Cozinhe o macarrão, retire do fogo antes dele ficar al dente, jogue água fria e escorra bem, reserve. Faça o molho separado, frite a cebola em um pouquinho de óleo, coloque alho e depois o tomate, refogue bem. Acrescente o extato de tomate e um pouco de água, deixe engrossar um pouquinho e retire do fogo, reserve. Frite bem o frango, quando estiver bem douradinho jogue o molho, deixe cozinhar mais um pouco e depois coloque a massa. Vá mexendo, em fogo baixo, para que a massa termine de cozinhar e encorpore o molho.