sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Biscoitão de Polvilho

Quando vi essa receita no blog da Nani (Cantinho da Nani), eu fiquei encantada, pois parecia um pão de queijo gigante. Muito prática de fazer, rápida e o resultado ótimo. Eu acrescentei duas colheres de sopa de queijo ralado. Assim que tirei do forno, meu filho e um amigo dele que estavam aguardando, comeram tudo... quase fiquei sem um pedaço pra mim...



Bater no liquidificador por 5 minutos :



- 1/2 copo de óleo

- 2 ovos

- 1 colher de chá de sal

- 4 colheres de sopa de água



Parar de bater e colocar :



- 1 copo de polvilho doce



Bater por mais 5 minutos. Colocar em fôrma de furo no meio de tamanho grande... não untar !! E por para assar em forno médio pré-aquecido por 40 minutos (se fizer em forminhas individuais é mais ou menos 25 minutos). A quantidade de massa parece pouca, mas cresce muito.



Fonte : Cantinho da Nani.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Bolo de Cenoura com Chocolate

Eu costumo fazer sempre um bolo de cenoura que fica como um pudim, mas quando vi esse, resolvi experimentar e não me arrependi nem um pouquinho, o bolo fica macio e com um sabor incrível, todos gostaram, inclusive meu marido que não é muito chegado a doces.



Ingredientes :



- 4 ovos

- 2 xícaras de açúcar

- 1 xícara de óleo

- 2 cenouras médias

- 2 xícaras de farinha de trigo

- 1 xícara de coco ralado

- 1/2 xícara de chocolate granulado

- 1 colher (sopa) de fermento em pó



Cobertura :



- 1/2 xícara de leite

- 1 1/2 xícara de açúcar

- 2 colheres (sopa) de margarina

- 6 colheres de sopa de chocolate em pó



No liquidificador bata os ovos, o açúcar, o óleo e as cenouras. Transfira para uma tigela e acrescente aos poucos a farinha de trigo, o coco ralado, o chocolate granulado e o fermento em pó. Coloque em uma assadeira untada e polvilhada com farinha de trigo e leve ao forno pré-aquecido por cerca de 45 minutos.

Para a cobertura, leve ao fogo os ingredientes e espere ferver mexendo sempre, e cubra o bolo.


Fonte : Revista Receita Minuto.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Bolo de Chocolate da Lú

Esse bolinho foi a minha amiga Luciana que fez. Meu filho adora a cobertura de brigadeiro. Comemos morninho acompanhado de uns bolinhos de queijo, coca-cola... tudo bem light...

Ingredientes :

- 3 ovos
- 2 xícaras de açúcar
- 1 xícara de óleo
- 3 xícaras de farinha de trigo
- 1 xícara de chocolate em pó
- 1/2 xícara de leite

Bata bem os ovos com o açúcar, vá acrescentando a farinha e o leite alternadamente e depois o chocolate em pó. Por último, junte o fermento em pó, sem bater, só misturando lentamente. Coloque em assadeira untada e enfarinhada. Leve ao forno pré-aquecido por mais ou menos 30 minutos.

Cobertura :

-1 caixa de leite condensado
- 2 colheres de sopa de margarina
- 4 colheres de sopa de chocolate em pó
- chocolate granulado para cobrir

Leve ao fogo baixo o leite condensado, a margarina e o chocolate, mexendo até ficar mais grossinho, tem que ficar um brigadeiro mole.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Meninos em Gramado










No fim de semana passada recebi a visita de meus sobrinhos, eles foram passear em Gramado e conheceram o Natal Luz. Da esquerda para direita, Saulo, Thiago e Luciano (meu filho).

A 1ª e a 2ª foto é do Lago Negro, as fotos seguintes são do centro da cidade. Pelas fotos, deu pra ver que Gramado está linda, né ?! Eu quero ver se consigo dar uma fugidinha até lá pra ver bem de pertinho.








sábado, 8 de dezembro de 2007

Biscoitinhos com Gotas de Chocolate

Esses biscoitinhos são muito bons para um lanche da tarde. Quem me deu essa receita foi uma colega no 2° grau (aí como sou antiga) chamada Elaine, ela colocava 3 colheres de sopa de coco ralado, mas no lugar do coco eu coloquei gotas de chocolate.

Ingredientes :
- 200 g de margarina
- 200 g de amido de milho (2 xícaras)
- 5 colheres (sopa) de açúcar
- 5 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 1/2 xícara de gotas de chocolate

Amasse a margarina com um garfo, misture o amido de milho, o açúcar e a farinha, misture bem e por último acrescente as gotas de chocolate. Faça as bolinhas e amasse ligeiramente com um garfo. Coloque em assadeira untada apenas com farinha.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Empadão de Frango



Eu gosto demais de empadão, tenho algumas receitas de diferentes massas... mas quando vi essa receita no blog da Akemi (Pecado da Gula) decidi fazer para experimentar, ficou uma delícia de massa, pois pra falar a verdade o que eu mais gosto no empadão é da massa.


Ingredientes da massa :

- 500 g de farinha de trigo

- 1 colher (chá) de sal

- 150 g de de margarina gelada

- 125 g de gordura vegetal

- 3 gemas

- 50 ml de água gelada


Faça uma cova com a farinha misturada com o sal. Jogue a margarina e a gordura vegetal, as gemas e a água no meio e aperte com as pontas dos dedos até começar a dar liga. Não trabalhe demais a massa, para a massa ficar bem leve. Divida a massa em duas, sendo uma delas algumas gramas a mais que a outra. Esta será o fundo do empadão. Envolva em filme plástico com folga e aperte com um prato até que fique com 1 cm de espessura. Leve à geladeira para descansar de 30 a 40 minutos. Abra a massa mais pesada entre dois filmes e forre o fundo da fôrma. Espalhe o recheio frio e cubra com a outra massa. Pincele gema e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por 40 a 50 minutos ou até que a superfície esteja bem corada.


Recheio :

- 1 peito de frango grande + 2 sobrecoxas cozidas e desfiadas

- 2 colheres (sopa) de azeite

- 1 dente de alho

- 1/2 cebola picadinha

- 1/2 lata de ervilha

- 1/2 xícara de azeitonas pretas picadas

- 3/4 xícara de leite

- 2 tomates maduros sem pele e sementes picados

- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo

- salsinha picada

- sal e pimenta à gosto


Coloque a cebola picada e o azeite e leve ao fogo até dourar, junte o alho, refogue, depois os tomates e o frango desfiado e refogue mais um pouco. Junte as azeitonas, o leite, e tempere com sal e pimenta. Acrescente as ervilhas e vá polvilhando a farinha de trigo aos poucos até que fique cremoso. Não deixe muito duro. Desligue o fogo e junte a salsinha. Misture bem e deixe esfriar completamente.
Fonte : Pecado da Gula

Fotos da minha turminha




Da esquerda para direita meus amores : Mãe,
Jade (sobrinha), Rosane (irmã) e Amanda (afilhada).
Jade, Sane e Amanda.



Levei a minha turminha para visitar o zoológico que fica em Sapucaia do Sul, elas adoraram. O elefante estava escondido quando passamos a primeira vez, mas para nossa felicidade e principalmente a da Jade, ele veio dar um oi e ainda deu um show jogando areia nele mesmo com a tromba. Quando perguntamos para Jade qual o bicho que ela mais gostou, ela logo disse : o elefante, é claro !

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Bolo Pamonha

Esse bolo ficou uma delícia, eu peguei no blog da amiga Nayara (Day by Day), que é um blog abençoado, voltado para enaltecer e glorificar a Deus e o nosso único salvador Jesus Cristo. O bolo fica com a consistência como de pudim, eu fiz uma pequena alteração colocando meio copo de leite, pois o meu liquidificador não queria me ajudar a bater só com os ingredientes da receita original... acho que preciso de um liquidificador novo...



Receita original :

- 1 lata de milho verde (com a água)

- 1 vidro de leite de coco pequeno

- 2 ovos

- 3 colheres de sopa de margarina

- 1 copo de fubá

- 1 copo de açúcar

Coloque todos os ingredientes no liquidificador. Unte a fôrma e polvilhe com fubá. Leve ao forno, depois de pronto coloquei açúcar de confeiteiro por cima.

Fonte : Day by Day



Sumida

Andei sumida é verdade, mas foi por uma ótima causa. A casa estava cheia, irmã, afilhada, sobrinha, mãe, cunhado... coisa boa tê-los aqui. Aproveitamos um monte, comemos um monte, falamos um monte, rimos um monte... pena que passa tão rápido.
Meu aniversário foi dia 27 de novembro, e fiquei muito feliz por comemorarmos juntos, só faltou o pai que ficou no Rio, mas se Deus quiser haverá muitos outros para estarmos todos juntos.